IPHAN disponibiliza acervo raro de fotografias de Icó em Rede de Arquivos

164 registros fotográficos das décadas de 1940 e 1970 que apresentam o cotidiano da população de Icó em constante mudança ao sabor do tempo e emoldurada por seculares casarões, sobradões, igrejas e monumentos como o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, e a Casa de Câmara e Cadeia.

As fotos e as informações detalhadas de cada uma delas agora está disponível online para todos os internautas do Mundo, em um total de 36.821 documentos sobre o patrimônio histórico e cultural brasileiro estão disponíveis na Internet por meio da Rede de Arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan].

As imagens de Icó são compostas da visita de João José Rescala a Icó, em 1941, quando existia o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [SPHAN], hoje IPHAN, e da década de 1970, quando foi realizado estudo de tombamento para o conjunto histórico de Icó.

Dentre os raros elementos presentes, estão o coreto da Praça Marcial Teixeira Pequeno, em 1941; a praça com o coreto de Genebaldo, na década de 1970; os altar antigo da Igreja do Senhor do Bonfim; a Casa de Pólvora, em 1941; e o "Cine Nordeste" no Teatro da Ribeira dos Icós.

Prédios históricos, seus interiores e a composição destes com a população da época criam uma iconografia única, rara e que apresenta uma espécie de museu próprio de imensurável valor histórico. Um verdadeiro relicário imagético desta tricentenária localidade.

REDE DE ARQUIVOS IPHAN - A plataforma foi lançada no dia 05 de maio de 2016, inicialmente com mais de 3 mil documentos, número que aumenta constantemente. O projeto é desenvolvido pelo Iphan, em parceria com o Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo [USP] e a Fundação Darcy Ribeiro, por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES].

A ferramenta visa facilitar o acesso a essa documentação por parte de pesquisadores, estudantes, jornalistas e outros interessados no tema, contribuindo para enriquecer a produção de conhecimentos sobre o assunto e conferindo ainda mais transparência à ação do Estado.

Ao final da ação, a Rede de Arquivos Iphan integrará os conteúdos produzidos pelo Iphan, acumulados em 80 anos de política sobre o tema, atualmente distribuídos nas 60 unidades da instituição, em 54 cidades. Entre os documentos estão inventários, imagens, plantas, dossiês, relatórios de obras e processos de tombamento, além de rica documentação iconográfica e cartográfica.

O resultado é um repositório de documentos digitalizados que permite buscas a partir de diversos parâmetros [nome do bem, localidade, tipo de documento], sem comprometer a integridade da documentação ou desmembrar os acervos físicos, que foram constituídos ao longo das últimas oito décadas de políticas públicas voltadas para preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

* Com informações do IPHAN
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :