IN inicia contagem regressiva dos 279 anos de Emancipação Política de Icó

Uma nova data para uma nova e também antiga história. Celebrado ao longo de décadas no dia 25 de outubro, data na qual tornou-se cidade [em 1842], Icó irá comemorar, em 2017, a Emancipação Política em novo calendário, em 04 de maio, quando foi instalada a Vila de Icó [em 1738].

A mudança contou com o engajamento do pesquisador da História de Icó, Altino Afonso Medeiros, e colaboradores da comunidade icoense, e foi aprovada na Câmara Municipal de Icó.

A Emenda Moficativa nº 01/2016 à Lei Orgânica do Município de Icó alterou parte da redação do artigo 18, onde o Dia do Município, considerado feriado municipal, passou de 25 de outubro para 04 de maio. Esta correção já aconteceu em diversos municípios brasileiros.

A alteração corrige um erro histórico por reconsiderar a data de Emancipação local quando, de fato, o Icó, trasnforma-se de Arraial de Nossa Senhora do Ó em Vila do Icó, com a instalação da mesma em 04 de maio de 1738 em solenidade presidida pelo ouvidor do Ceará, Victorino Pinto da Costa Mendonça, após haver sido criada em 20 de outubro de 1736.

Esta data é reafirmada em documentos coletados por Dr. Pedro Théberge, em sua obra "Extractos dos Assentos do Antigo Senado do Icó, desde 1738 até 1835". Vale anotar que o senado diz respeito à Câmara Municipal de Icó, instalada juntamente com a Vila, por ser o corpo político-administrativo da época. A data de 1738 também aponta para a data do início dos trabalhos da Câmara, que criava normativas que reforçavam o sentido de autonomia local.

CONTAGEM REGRESSIVA DO IN - Esta contextualização apresentada inicia para o Icó é Notícia, a contagem regressiva dos 279 Anos de Emancipação Política de Icó, a ser celebrado dia 04 de maio próximo.

A cada dia, o IN trará fotos pertencentes ao acervo da Rede de Arquivos do IPHAN, que recentemente disponibilizou fotografias raras das décadas de 1940 e 1970 da cidade de Icó, e irá reforçar esta divulgação no Facebook do site, além de trazer vídeos sobre o Icó e os icoenses.

Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :