Teatro Municipal da Ribeira dos Icós é palco das comemorações de 100 anos do Samba neste fim de semana

O centenário do samba, bem imaterial do Brasil e do Mundo, será homenageado neste sábado [09] e domino [10], a partir das 19h, no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, o mais antigo teatro do Estado do Ceará.

Neste cenário secular localizado no Largo do Théberge, Centro Histórico de Icó, personalidades artísticas como Noel Rosa, Pixinguinha, dentre outros nomes que representam o samba brasileiro serão reinterpretados por artistas icoenses.

EXPOSIÇÃO COM CARICATURAS - Além da homenagem que acontecerá no palco da Ribeira dos Icós, no hall de entrada do Teatro Municipal receberá o público com uma exposição do artista icoense Lourival Lima, que trará diversos cartuns com os principais nomes do samba nacional.

Com entrada gratuita, a homenagem segue uma programação nacional de homenagem ao samba e é uma realização da Banda Municipal Mestro Gonçalo Farias dos Santos [BMGFS] e Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Icó, Teatro Municipal da Ribeira dos Icós e Governo Municipal de Icó.

O SAMBA - A origem do samba está no samba de roda, declarado patrimônio imaterial nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN] em 2004 e mundial, pela UNESCO, em 2005. Já o samba enredo, de terreiro e partido alto, considerados matrizes do samba carioca, foram inscritos no Livro de Registro de Formas de Expressão do Iphan, em 2007.

O ano de 2016 é considerado o Ano do Samba e o centenário do mesmo, visto que em 1916 foi registrado oficialmente, na Biblioteca Nacional, o primeiro samba, com o título "Pelo Telefone", no Rio de Janeiro. Este samba foi gravado pelo compositor Ernesto dos Santos, conhecido como Donga.

O samba é, de acordo com o IPHAN, uma forma de expressão musical, coreográfica e festiva de matriz africana, mesclada aos traços culturais trazidos pelos portugueses, principalmente, pelo uso da viola e do pandeiro e da própria língua portuguesa nos elementos de suas formas poéticas. Seus primeiros registros, com esse nome e com as características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860.

SERVIÇO:
100 ANOS DO SAMBA
LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DA RIBEIRA DOS ICÓS
DATA: 09 E 10 DE ABRIL DE 2016
HORÁRIO: 19h
ENTRADA: GRATUITA
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :