Milhares vão às ruas de Icó reivindicar terreno do DNOCS para a construção do Campus da UFCA

Milhares de pessoas são esperadas para a manifestação que solicita o terreno ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [DNOCS] para a construção do Campus Icó da Universidade Federal do Cariri [UFCA].

A passeata está marcada para sair a partir das 7h30 desta quinta-feira [03], nas proximidades do escritório da UFCA em Icó, localizado na Avenida Ilídio Sampaio [Rua Grande], 2180, próximo aos prédios do CVT local e da Prefeitura Municipal.

A comunidade icoense e da região do Vale do Salgado é convidado a ir de branco e participar do abaixo assinado durante a movimentação. Em pauta, na manifestação pacífica, está a sensibilização do órgão federal em conceder o terreno para que a instituição de ensino superior tenha concretizado sua presença em terras icoenses.

Desde o final de agosto, foi articulado o movimento "Libera DNOCS" tendo a frente os estudantes do curso de Bacharelado em História, pioneiro no Campus Icó, e atualmente conta com o apoio de mais de dez entidades, associações, sindicatos e movimentos locais.

A frase "Libera DNOCS" tornou-se comum desde então, a partir da negativa do DNOCS na doação do terreno, em documento enviado pela instituição em 22 de junho deste ano, mas apenas se tornou de conhecimento público há algumas semanas atrás, pela "impossibilidade de atender" à solicitação "em razão da adequação de normas ambientais que estabelece o Novo Código FLorestal [Lei 12.651/2012]", destaca o documento.

O protesto pacífico irá externar a indignação diante da possibilidade de o município poder perder o ensino universitário público gratuito. Atualmente, duas turmas com 65 alunos oriundos de Icó, Iguatu, Orós, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe, Crato e Fortaleza estudam na Escola Municipal Professora Lourdes Costa.

Além disso, a UFCA conta com o escritório na Avenida Ilídio Sampaio. Ambos os prédios foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Icó. Servidores e professores também compõem a estrutura da universidade Federal em Icó.

MOBILIZAÇÕES - Mais de duas mil assinaturas foram coletadas em abaixo assinados que foram espalhados por todo o município e foram entregues pela comissão de estudantes do movimento na reunião recente realizada na sede do DNOCS, em Fortaleza, e ao assessor da presidenta Dilma Roussef, que esteve há alguns dias no Ceará.

No início da semana, os alunos da UFCA, que estão a frente do movimento, estão convidando a população local, através dos meios de comunicação, além de estudantes, durante visitas a escolas públicas estaduais e municipais e particulares, além de entidades que representam a sociedade local. Na semana passada, uma pedala em forma de "apitaço" movimentou a cidade de Icó, com o pedido de liberação do terreno do DNOCS para a UFCA.

No campo artístico, foi realizado no último fim de semana uma peça teatral encenada pelo grupo Vassoura de Artes que abordou sobre o tema, aderindo à causa. Petição online e página também ampliam o alcance da mobilização, que virou tema constante das rodas de conversa da população de Icó.

Após a passeata, com a resposta das ruas, a previsão é a de que o movimento amplie ainda mais sua atuação e força, de forma a pressionar uma resolução definitiva para o caso e a garantia para o Icó e cidades próximas de uma conquista importante no campo da Educação.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :