Secitece e STDS entregam equipamentos de informática para os 372 CRAS do Ceará

Os 372 Centros de Referência de Assistência Social [CRAS] dos 184 municípios cearenses passarão a contar com novos equipamentos de informática para modernização e fortalecimento destas instituições. 

A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social [STDS], em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior [Secitece].

Na última quarta-feira [29] foi realizada a solenidade de entrega dos "kits de informática", que constam de microcomputadores, impressoras, suítes e nobreaks. O evento contou com a participação do secretário da STDS, Evandro Leitão, do secretário Executivo da Secitece, Pedro Castelo, além dos prefeitos das cidades atendidas.

O titular da STDS, Evandro Leitão, ressaltou a importância da intersetorialidade nas ações, destacando a inclusão digital dos centros a partir de agora.  “Com essa ação fortalecemos as atividades do CRAS, que irá agilizar o atendimento e as demandas municipais. Estamos aqui pra isso, para atender a todos, melhorar a organização e o monitoramento dos serviços”, destacou o secretário.

Para o secretário Executivo da Secitece, Pedro Castelo, é fundamental e extremamente estimulada pelo Governo do Estado esta articulação entre as secretarias - unidas pelo bem comum. Falou ainda da importância da parceria com as prefeituras. 

"No interior, a Secitece, através do Centec, tem contado com o apoio das prefeituras para a atuação dos 33 Centros Vocacionais Tecnológicos [CVTs]. Os municípios são parceiros destas unidades, voltadas para a extensão tecnológica que oferecem cursos de formação inicial e continuada a trabalhadores em geral, com o objetivo de torná-los aptos a enfrentar o mercado de trabalho”.

Os CRAS funcionam como uma rede de atendimento e acesso das famílias aos direitos socioassistenciais. É a porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e opera como referência para encaminhamentos à Proteção Especial. 

Crianças, jovens e adultos recebem acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência; orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária. Os centros facilitam e viabilizam a articulação e o fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local.

Os equipamentos cedidos irão informatizar os procedimentos e serviços internos, além de facilitar a implementação e operacionalização do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (Rede SUAS) e da STDS, otimizando a comunicação virtual entre os entes federados. O objetivo é melhorar a organização e o monitoramento dos serviços, benefícios, programas e projetos.


* Com informações da Ascom da Secitece
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :