
Para que o banco de sangue do Estado possa realizar um atendimento de qualidade são necessárias 250 doações diárias e nos últimos dias o número de doações tem variado entre 90 e 100 doações por dia.
A situação se agrava com o período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, pois muitos doadores adoecem com gripes, viroses e dengue, impossibilitando assim a doação. Outra dificuldade enfrentada é o deslocamento até o Hemoce. Mesmo com as coletas itinerantes, o estoque de sangue do hemocentro vem apresentando uma queda diária.
De acordo com a Portaria nº 1836/2012, publicada em 17 de julho de 2012, o Hemoce fica responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, a Hemorrede Estadual - composta por unidades Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral - atende 100% [cem por cento] da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.
DOAÇÃO Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal.
Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site para download.
ONDE DOAR - Hemocentro regional de Iguatu - Rua: Edilson de Melo Távora, s/n - Bairro: Vila Centenário
* Com informações da Assessoria de Imprensa do Hemoce
0 comentários :
Postar um comentário