O VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017 - chega ao fim de mais uma edição que reuniu centenas de artistas e grupos para um público de dezenas de milhares de pessoas no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó.
Após a repatriação simbólica da árvore símbolo do sertão da região Nordeste - o Icozeiro - de volta às origens da Ribeira dos Icós, a mesma será plantada neste fim de semana no Largo do Théberge, o evento de artes integradas ainda contará com muita música, teatro, dança, além de exposições permanentes e homenagens.
HOMENAGENS E ENCERRAMENTO - No sábado [30], o evento celebrará e homenageará os literatos icoenses Antônio Jota e Chico Vitor, escritor e poeta, respectivamente, que em suas marcas literárias promovem e levam o Icó aos mais distantes recantos. Ambos serão agraciados com as comendas Heráclito Graça e Francisco de Montes Silva.
PALCO MULTICULTURAL - Além de promover a diversidade das linguagens e produções culturais locais, especialmente, o VII Festival Icozeiro proporcionou o intercâmbio cultural com artistas e gestores culturais do Ceará [Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Orós, Umari, Quixeramobim] e Paraíba [Pocinhos], valorizando o encontro cultural e fortalecendo o entreposto cultural do território icoense.
Realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ] desde 2011 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, o evento espera superar a marca de 22,5 mil pessoas atingidas em 2016.
O Festival Icozeiro 2017 conta com cerca de 100 atrações de teatro, dança, música, palestras e audiovisual, 13 exposições, 78 apoios e parcerias, além de espaço fixo destinado à cultura dos animes [Expoanime] e campanha de doação de sangue em parceria com o Hemoce Iguatu, além da presença da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e espaço para estandes.
São parceiros do 7º Festival Icozeiro a unidade do SESC de Iguatu; a Universidade Federal do Cariri [UFCA] e Instituto de Estudos do Semiário [IESA] - Campus Icó; o Hemoce Regional de Iguatu; Centro Vocacional Tecnológico [CVT] de Icó e Instituto Centec; Faculdade Vale do Salgado [FVS], Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo; Tiana Noivas; Gráfica e Papelaria Icoense; Ótica Estrela; Super Queiroz Supermercado; Via Medicamentos; Art Fogos; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó [Sindsepmi]; Armazém Praíba; Omnilife - Representante Fátima Freire; Sindicato dos Empresários no Comércio e Serviço - Iguatu e região; Peixada Central; Galego da Lanchonete e as Galeguetes; GLessy Turismo; Brisanet Telecomunicações; Sucos Tomix; Icó Music; Pizzaria Paulista 2; Didely Modas e CED Advogados Associados.
O Festival tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) / VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017 [Fotos: Divulgação]
0 comentários :
Postar um comentário