
A direção do hospital alega que o fechamento aconteceu em razão da falta de repasse de recursos em novembro e dezembro de 2012, além da não renovação do convênio com o Sistema Único de Saúde [SUS] pela nova gestão do município.
“Realizamos uma audiência pública no município para sensibilizar as autoridades e mostrar a necessidade de aquele hospital estar funcionando, já que o Hospital Regional não tem condições de atender a todos”, afirmou ele.
O parlamentar destacou que, segundo a pesquisa do DataSUS de novembro de 2012, foram realizados 95 partos e, em dezembro, 88 partos no município de Icó. Já em janeiro, com o fechamento do hospital, foram oito partos. “As mulheres estão tendo que sair à procura de um local decente para poder dar à luz e isso é um absurdo”, disse.
Segundo Neto Nunes, o Hospital Nossa Senhora de Lourdes atendia as especialidades de obstetrícia e pediatria. “Como o prefeito cancelou o convênio, essas especialidades estão em carência não apenas em Icó, mas em toda a região do Vale do Salgado”, ressaltou.
Em aparte, a deputada Mirian Sobreira [PSB] frisou que os municípios precisam acolher as ações do Governo do Estado. “O governador Cid Gomes preparou uma verdadeira estrutura na área de saúde e vemos um retrocesso dos municípios”, disse.
A deputada Dra. Silvana [PMDB] apoiou as cobranças do parlamentar. “Associo-me a essa luta para a reabertura desse hospital. Não se pode ter apenas paredes. É preciso que os funcionários recebam e que as verbas sejam repassadas de maneira correta para o bom funcionamento do hospital”, afirmou.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário