Icozinho sem estradas *

Os habitantes do distrito de Icozinho, situado a 40 Km da cede municipal da cidade de Icó, estão praticamente ilhados.

Desta vez, não por causa de água, mas sim por causa das estradas que ligam o distrito à sede do município icoense.

Todos os meses circulam pela sede de Icó cerca de 30% da população do distrito. Essas pessoas procuram as agências bancárias da cidade, o Hospital Regional, a Secretaria de Saúde e de Educação de Icó, as Escolas Vivina Monteiro e CERE Padre José Alves de Macedo, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icó.

E sobre o comércio da cidade, essas pessoas são as responsáveis por quase 40% do capital financeiro que circula na cidade. A população do distrito se preocupa imaginando um caso de saúde que necessite se deslocar até a cidade ou a capital Fortaleza, pois as estradas estão totalmente destruídas.

O percurso de 40 Km que liga o distrito a cede do município, se feito de moto, gasta-se cerca de 2 horas e meia; o mesmo percurso realizado de ônibus exige cerca de 3 horas e 15 minutos de viagem.

Essa realidade periclitante coloca em risco a vida da população que todos os dias necessitam vir até sede municipal icoense. Os ônibus que viajam da zona rural até a área urbana trafegam transportando pessoas idosas, crianças, mulheres grávidas entre outras. Mesmo assim, não se sabe de nenhum projeto que tenha sido votado ou que esta sendo votado pela Câmara de Vereadores visando mudar essa realidade.

Essa problemática é notória mas poucos se dão ao trabalho de expor e criticar tamanha falta de respeito a um povo tão sofrido e que carece de apoio social e educacional.

* Texto escrito pelo professor Ednael Macedo, e publicado em seu blog
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Unknown disse...

as verbas ja estão sendo mais uma vez desfiadas tando a da estrada que ligar Icozinho a cidade de icó como também a Escola de ensino médio que ate hoje não se tem noticia denem um dos progetos, que triste ver os nossos irmãos sofre tando assim, pois não estão sofrendo só por falta de estrada,esducação, saúde, mais também pela a falta de água que esta atigindo varias comunidades, pois quero dizer que esta população estão sendo jumentinho de carga, quero falar por mim mesmo que nao aguento mais minhas mãos estão doendo minhas coluna também de 07hs da manha ate as 07 da noite a população em busca d água.