Vereadores da situação não comparecem à primeira reunião extraordinária (Jornal Notícias do Vale)

O executivo de Icó não passou no primeiro teste com a nova bancada da Câmara. Chamada para reunião extraordinária, convocada pelo presidente da Casa para apreciação e votação em regime de urgência urgentíssima das Leis Nºs 001/2009 a 007/2009, que promove alterações na Lei de Estrutura do Município, a bancada da situação, formada pelos vereadores Marconiêr Mota, Júnior Dantas e Ítalo da Paz e Iatagã Matias, faltou ao chamamento.

À exceção do presidente Ricardo Nunes, o restante não compareceu, demonstrando sinais de descontentamento ou insubordinação. Nos bastidores fala-se que os vereadores estariam insatisfeitos por não terem atendidos seus pedidos relacionados aos empregos, mas ninguém quer falar abertamente sobre os motivos da revolta.

Para amenizar a situação o presidente tentou comunicar-se por telefone, mas estranhamente todos os celulares permaneceram desligados. O trabalho para aprovação das primeiras Leis da nova administração só não foi completamente inutilizado por conta da bancada da oposição.

Os vereadores tidos como oposicionistas, Gilberto Barbosa, Flamarion Pereira, José de Creuza, Edjalma Moreira e Maria do Cal, compareceram, votaram e aprovaram as matérias da sessão extraordinária.

Pelo que se observa, tanto o presidente da Câmara, como o prefeito, têm motivos para estarem satisfeitos com a oposição: na eleição da presidência, retirou a chapa e votou no candidato do prefeito; e na votação das primeiras Leis, fez o papel dos correligionários, garantindo a aprovação. Pelos fatos, no lado da oposição está tudo bem, nem há descontentamento, nem insubordinação.

"Comparecemos à sessão para atendermos à convocação, pois a aprovação das modificações na Lei de estrutura era de importância para a organização do governo e para a continuidade do trabalho administrativo. Nada há de anormal em cumprirmos nossa responsabilidade constitucional.

Só não compreendemos a atitude da situação. Ainda é muito cedo para barganhar" disse Flamarion Pereira. Gilberto Barbosa disse que a oposição terá sempre atitude responsável e não ficará omissa nos casos em que tiver que atuar.

"Como oposição votaremos todas as questões de interesse da municipalidade, mas estaremos prontos para cobrarmos a boa administração e a transparência dos atos do governo". De qualquer forma a opinião ouvida no meio político é de que o governo precisa institucionalizar porta voz eficiente que faça o trabalho de bastidores para evitar que acontecimentos desta natureza causem desgastes nas relações do executivo com o legislativo.


Matérias votadas - Pela convocação foram votados Projetos de Leis criando a Controladoria Geral do Município, a Secretaria de Meio Ambiente e o Fundo Municipal de Meio Ambiente, bem como a abertura de crédito adicional especial para custeio da secretaria criada. Foram criados os cargos de secretário adjunto para todas as secretarias e também para a ouvidoria.

Na secretaria de educação, além do secretário adjunto, também foram criados núcleos de meio ambiente e de recursos humanos e no gabinete foram criadas duas novas assessorias de ação governamental, planejamento e desenvolvimento institucional Na mesma convocação foi apreciado e aprovado o nome do advogado Dr. Francisco Hermano de Queiroz Limeira para exercer a função de procurador geral do município.

Na verdade todos os cargos agora criados oficialmente já estavam preenchidos desde primeiro de janeiro quando o prefeito Marcos Nunes anunciou sua equipe de governo, mas faltava a assinatura de portarias.

Não foi informado quanto será o valor de cada salário dos nomeados e quanto custará ao município as alterações à Lei de Estrutura, mas é certo que a folha com comissionados sofrerá elevação significativa.

O prefeito anunciou que nos primeiros seis meses de governo não haverá contratação para serviços temporários, dizendo, inclusive, que sua intenção, após o conhecimento das carências de cada secretaria, é promover concurso público para selecionar contratados por tempo determinado.

______________________________
* Reportagem de Getúlio Oliveira

FOLHA DO SALGADO
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :