Um projeto em tramitação na Câmara Federal, pode aumentar a pena prevista para o mau uso de verbas públicas. De acordo com a proposta, a punição será ainda mais grave quando se tratar de dinheiro destinado à educação ou à saúde.
O Projeto de Lei 4518/08, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), modifica o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40), que prevê pena de um a três meses de detenção para o mau uso de dinheiro público.
O projeto propõe pena de um a três anos de reclusão e multa, agravada para dois a quatro anos de reclusão e multa nos casos de verbas destinadas à saúde ou à educação.
Para o deputado, a legislação atual não tem sido suficiente para evitar que o dinheiro público seja mal empregado.
“A pena prevista no Código Penal é demasiadamente reduzida e não incentiva os gestores públicos a cumprir o orçamento aprovado pelas respectivas casas legislativas”, argumenta o parlamentar.
No caso da saúde e da educação, continua, a questão é mais grave já que há expressa previsão constitucional de aplicação de percentuais mínimos.
O projeto foi apensado ao Projeto de Lei 3011/00, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ambos serão analisados pelo plenário.
Fonte: Agência Câmara.
*Texto enviado por Fabrício Moreira
0 comentários :
Postar um comentário