Coluna Leitura Dinâmica*

Novo round - No controvertido estilo da política icoense um novo round aconteceu na particular novela do entra e sai no mundo político do município.

Desta vez o vereador Francisco Evandro de Araújo (PDT), o Evandro Juvino, teve o seu mandato de vereador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Fortaleza, na segunda-feira (dia 26\01\2009), que confirmou sentença do juízo da 15ª. Zona Eleitoral, que considerou Juvino inelegível para as eleições de 2008, por este ter assumido a Prefeitura Municipal de Icó, no período de seis meses anteriores ao pleito\eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE encaminhou via fax, sua decisão a justiça eleitoral de Icó, para que esta oficie o Presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Nunes (PMDB), no sentido de dar posse imediata ao novo edil José Meldo Dias (PSDC), o Zé de Creuza. Evandro Juvino já colocou em campo seu grupo de defesa e vai espernear para reverter a situação.

Ninguém poderá dizer que não consiga, pois já aconteceram outros casos de sai e entra, mas, ao que se sabe, a sentença terá que ser reformulada pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Como em bom jogo de xadrez, vamos acompanhar o próximo lance.
________________________________________

Zé de Creuza empossado - Finalmente, depois de longa espera, tomou posse o vereador Zé de Creuza (PSDC). Depois de ter sido notificado oficialmente o presidente da Câmara vereador Ricardo Nunes deu posse a Zé de Creuza, ocupando a vaga de Evandro Juvino.

Zé de Creuza, apesar de ser empresário de sucesso, se mantém como homem simples e disse que acredita na justiça, mas não pleiteia nada a que não tenha direito. Nesta quinta feira, 29, Zé de Creuza já tomou assento entre os vereadores e deverá compor a bancada da oposição, já que pertence ao partido do candidato Jaime Júnior que perdeu a eleição.

Se for confirmada a bancada de oposição da forma como havia sido desenhada antes da eleição de Ricardo Nunes, o placar ficará 5 x 5, equilibrando as forças e levando as votações para a mesa de negociação.

Dessa forma formariam a bancada da situação: Ricardo Nunes, Júnior Dantas, Marconier Mota, Ítalo da Paz e Iatagã Matias. Já a oposição ficaria com: Gilberto Barbosa, Edjalma Moreira, Maria do Cal, José de Creuza e Flamarion Pereira. Será um bom equilíbrio de forças, resta ver o que realmente acontecerá e como estas forças atuarão.
______________________________________________

Gilberto Barbosa respondeu
- O vereador Gilberto Barbosa (PSDB), visitou o Jornal Notícias do Vale (JNV) e respondeu ao questionamento da coluna sobre o caso da eleição da mesa diretora da câmara, dia primeiro de janeiro. Disse Gilberto que foi à solenidade de posse pronto para manter de pé sua candidatura à presidência e marcou com o restante da bancada para ter uma reunião em seu gabinete antes da posse e votação.

Segundo Gilberto os vereadores chegaram atrasados e quando Edjalma Moreira chegou sugeriu que Gilberto retirasse a candidatura e como gesto de boa vontade todos votassem em Ricardo Nunes, já que a eleição de Barbosa não teria sucesso, tendo em vista o placar de 6 x 4 que estava estabelecido com a confirmação da posse de Evandro.

Disse Gilberto que ele e Maria do Cal concordaram com a sugestão de Edjalma, ficando de fora apenas Flamarion Pereira, que quando chegou já havia tido a posse e a eleição da mesa. Esclareceu Gilberto que não fez nenhum acordo nem financeiro, nem político, nem de empregos com Ricardo Nunes.

Lamentou que tenha sido acusado injustamente e de forma leviana, até mesmo por alguns dos seus companheiros de bloco partidário. Disse ainda que continua na oposição fazendo a política responsável. "Meus eleitores confiam em mim e podem ficar tranqüilos. Sou da oposição. Voto a favor dos projetos de interesse da sociedade e voto contrário àqueles que sejam prejudiciais ao município. Agirei sempre com muita responsabilidade".
____________________________

* Coluna redigida por Getúlio Oliveira - Editor do Jornal Notícias do Vale

Comente esta coluna através do e-mail getoliveira@bol.com.br
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Anônimo disse...

Veremos até que ponto chegará a cofiança desses vereadores com seus eleitores, façam oposição com responsabilade é um dever de vocês fiscalizar e não baixar a cabeça. O que estiver de errado é tomar atitudes cabiveis. E a situação, olhem para sociedade também, não fiquem só comungando com o Prefeito não.