BRASIL-FM: PATRIMÔNIO DO POVO ICOENSE*

Era outubro de 2000 em Icó

Localizada no semi-árido nordestino adentrávamos o ano novo com os mesmos queixumes do passado: falta de emprego, oportunidades, saúde e educação a desejar, enfim, o nosso torrão com a mesma cara de sempre.

Mas algo novo estava acontecendo, chegando bem cedinho aos lares do “povo da terra dos icós” até o orvalho da madrugada. Entrava no “ar” em outubro de 2000, a rádio Brasil-FM, administrada com ousadia, senso crítico, coragem e competência, pelo radialista Rubens Brasil, com apoio de sua valorosa equipe.

Em que pese já existir, à época, as rádios Icó-FM e Papagaio - FM, que detém os seus valores, estas não locupletavam as informações buscadas por nosso povo.

A Icó - FM centrava sua programação, como, aliás, até os dias atuais, apenas no conteúdo religioso, sem aumentar a sua grade para os diversos setores da sociedade.

A Papagaio - FM, com seus excelentes radialistas, resolveu oficializar-se como instrumento político-partidário de seus dirigentes. Nenhuma palavra contra os mandatários e chefes políticos. Perdeu audiência por isto.

Neste aspecto, as cores da democracia, como em forma de arco-íris, existem apenas na programação da BRASIL-FM.

Os temas mais importantes da sociedade, todos os dias, são discutidos na rádio Brasil-FM.

Segurança pública, religião, esporte, política, social, família, artes e culinária, direitos, deveres e cidadania, juventude e esperança, nada passa despercebido.

Na madrugada, o talentoso Velho Silva, com galhardia invoca Luiz Gonzaga, Flávio José e tantos outros no tocar da sanfona, para embalar os nossos corações saudosos.

Na manhã, R. Sousa interage com a juventude. Balança e canta o novo. Anuncia um “bom dia” a todos.

Os religiosos se apresentam nas proximidades do meio-dia, chama o povo para através da fé, tirar o chapéu e dizer amém ao mestre Jesus de Nazaré.

São doze horas. Chega à vez de Richard Lopes, com o patrulha policial. O ambiente ainda envolto pelos evangélicos, que acabara de deixar os estúdios, transformar-se no mundo desumano, desigual, onde a violência atrapalha a paz. A harmonia. É a realidade do mundo “cão”, apregoa Richard Lopes, um dos campeões de audiência da emissora.

São 13:00h no Icó e na Brasil-FM. Inicia-se o que há de mais completo e dinâmico programa popular do rádio icoense: programa Rubens Brasil, que leva o nome de seu editor e diretor administrativo dá a famosa boa tarde e diz que está chegando.

Com a parceria de Elem Lima e Wiltom Menezes, dois novos valores do rádio, o Icó se transforma em ouvidos nos lares, bares, igrejas, comércio, em casa e no trabalho, no sertão e na cidade, é uma unanimidade.

Ninguém perde o programa Rubens Brasil. Tudo que ali é anunciado vira rápido comentário nas ruas da cidade e correm os sítios e lugarejos.

É domingo. A arte literária também tem seu valor e espaço. Moacir Brasil, poeta e locutor, ensina que fazer bonito é cantar em prosa e verso. O resto é cultura descartável.

Doutores Paulo e Juscelino Andrade, extraordinários médicos veterinários, recomendam aos nossos agricultores e pecuaristas, como cuidar do rebanho. Como combater o mal dos insetos e pragas da roça. O programa dos nossos “doutores” é um show de qualidade.

Tem ainda, os homens das ciências ocultas, que em troca de algumas velas, prometem resolver casamento atrapalhado, alcoolismo e como se livrar do mal vizinho. Oxalá...Oxalá.

Assim é a Brasil-FM: informação diversificada e de bom gosto.

Rubens Brasil ganhou crédito e respeito.

O Icó ganhou um patrimônio de todos: RÁDIO BRASIL FM
____________________________________________________
*Artigo do internauta escrito por Fabrício Moreira da Costa
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Anônimo disse...

Agradecemos ao Adv. Fabricío Moreira pelo excelente artigo. O site Icó é Notícia também está de parabéns de reconhecer a credibilidade da Brasil Fm e dos artigos enviados pelo advogado Fabricío. Avante Icó, abençoada por Deus e bonita por natureza.