
O festival de artes integradas que já integra o calendário da região Centro-Sul cearense entregará as comendas especiais de instituições apoiadoras ao Instituto de Estudos do Semiárido [IESA] - Campus Icó da Universidade Federal do Cariri [UFCA] e ao SESC Iguatu, na abertura, dia 18 de dezembro, e ao Hemoce Iguatu, dia 27 de dezembro.
As homenagens integram e reforçam a valorização destas instituições enquanto geradoras de atividades que beneficiam o município de Icó e integram o rol de parcerias que engrandecem o Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro.
O Festival Icozeiro é realizado entre os dias 18 e 30 de dezembro no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, e mobilizou cerca de 22 mil pessoas em 2016 e é considerado o maior evento multicultural gratuito e independente do Sul do Ceará.

O IESA é gerador de relevantes atividades de ensino, extensão, pesquisa e cultura, através da própria estrutura e do curso de Bacharelado em História com ênfase em Gestão do Patrimônio que integra o campus, com duas turmas de discentes, além de corpo de docentes e técnicos-administrativos.
Desde o início de suas atividades em terras icoenses, a UFCA / IESA é parceira do Festival da Cultura Icoense e da entidade realizadora do projeto, a Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ], com a qual estabeleceu convênio em agosto deste ano, com a ação de estágio voltada à construção do Festival em 2017.

Em 2017, o SESC Iguatu estará presente com o lançamento do cordel "Retalhos de Poesia", declamado por Amanda Preá, e levará para exposição molduras das obras de Portinari e matrizes de xilogravura, além da distribuição de cordeis durante as 13 noites de evento.

Levando a solidariedade, que se fortalece no período de final de ano, a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea visa mobilizar a sociedade em prol de fazer o bem ao próximo.
A coleta externa de sangue objetiva reforçar o estoque sanguíneo e abastecer unidades hospitalares da região, incluindo o município de Icó, que também é abastecido com o material sanguíneo do Hemoce Regional de Iguatu.
HISTÓRICO ICOZEIRO - O Festival Icozeiro visa promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.
O projeto-evento representou o Ceará e foi finalista do 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], em 2017, na categoria IV - "excelência em gestão compartilhada do patrimônio".
* Com informações do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017 [Fotos: Hemoce, SESC, UFCA e Icozeiro]
0 comentários :
Postar um comentário