
A iniciativa foi da deputada Rachel Marques [PT], em parceria com os vereadores, também petistas, Acrísio Sena, Ronivaldo Maia e Guilherme Sampaio.
Rachel recordou as lutas do sindicato pelos direitos dos educadores, principalmente no início da década de 1980, época de redemocratização do País com o fim da Ditadura Militar.
“Atualmente a educação é um tema que está em pauta no Brasil e isso é resultado desses anos de movimento. É um debate que extrapolou o ambiente da escola e a Apeoc teve um papel fundamental na discussão do financiamento e do acesso à educação de qualidade”, disse.
A parlamentar falou também de conquistas, como a realização de concursos públicos e a aprovação de projetos na Assembleia Legislativa que tratam da valorização do magistério.
O presidente da Apeoc, Anízio Melo, enfatizou a pluralidade do sindicato que representa toda uma categoria. “Nossa entidade tem o papel de agregar os professores e estamos construindo essa estrutura para fortalecer e garantir nossos direitos. Sinto-me orgulhoso de estar à frente desta equipe”, salientou.
O vereador Guilherme Sampaio parabenizou a Apeoc, lembrando que o sindicato é responsável por pautar importantes debates. Ele comemorou ainda a aprovação do Plano Nacional de Educação. “Entre as conquistas, está a destinação de 80% dos recursos do Fundeb para a valorização do magistério. Estávamos devendo este plano para a sociedade e esperamos melhorar a qualidade de ensino e combater a evasão escolar”, acrescentou.
Foram homenageadas personalidades que trabalham na defesa da educação pública de qualidade, entre elas: o presidente da Apeoc, Anízio Santos Melo; deputado federal, Chico Lopes [PCdoB]; os professores e ex-presidentes do sindicato, Jaime Alencar de Oliveira [in memoriam], Maria da Penha Matos Alencar e José Leorne Nogueira. Além do professor Antônio Alberto da Paz [ex-vice-presidente Regional Norte da Apeoc]; professora Lizimar Teixeira Felipe [ex-vice-presidente Regional Centro-Sul da Apeoc] e Waléria da Silva Brilhante [funcionária mais antiga do sindicato].
Chico Lopes agradeceu em nome de todos os agraciados. Ele recordou o seu tempo de magistério quando se dedicou à educação pública e defendeu a destinação de 50% dos recursos do pré-sal para o setor.
Também estiveram presentes na solenidade a presidente da CUT /CE, Joana Almeida; o senador Inácio Arruda [PCdoB] e o deputado federal Artur Bruno [PT-CE].
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário