
Este espaço destinado à reverência religiosa retomou sua função inicial e, desde a última segunda-feira [28] vivencia o tríduo festivo em louvor a São Domingos, o padroeiro dos presidiários.
A ação, realizada pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, acontece em parceria com as demais secretarias municipais e apoio dos vicentinos locais.
A programação tem como tema "Na Festa de São Domingos, buscamos viver uma sociedade mais justa e fraterna" e prossegue até quinta-feira [31], quando será celebrada uma missa em louvor ao santo, cuja data de devoção é celebrada dia 08 de agosto, data do nascimento.

A antiga Casa de Câmara e Cadeia teve construção iniciada em 1744 e conclusão ocorrida apenas após mais de 100 anos, aproximadamente, por volta de 1860.
O espaço foi o primeiro tombado a nível federal em Icó, pelo IPHAN, em 1975. Foi sede da Câmara Municipal, chamado na época de Senado, ficou marcada por ser palco da Confederação do Equador no Ceará, em 1824, com julgamentos, prisões e fuzilamentos de alguns dos revolucionários republicanos.
Ficaram presos nas celas seculares Bárbara de Alencar e o filho Tristão Gonçalves e tem paredes de 1,5 metro de espessura, funcionando até os anos 2000 como cadeia pública. Foi ainda o local da libertação da escravidão em Icó, considerada a primeira cidade livre do império brasileiro, em 25 de março de 1883.
0 comentários :
Postar um comentário