Icoenses que fazem história - Afonso Antero Pequeno

Solar da família espanhola Antero (hoje Colégio Senhor do Bonfim),
um dos berços eclesiais de Icó



Iniciamos mais um capítulo de icoenses ilustres, desta vez com o nome de Afonso Antero Pequeno, representante de tradicional família espanhola que aportou em Icó no século XIX, construindo o histórico solar o fazenda dos Antero, onde hojse localiza-se a Escola Senhor do Bonfim. Vamos conhecer um pouco desta pessoa, que escreveu seu nome e do Icó na história do Brasil.


QUEM ERA AFONSO ANTERO PEQUENO? - Filho do Coronel Antônio Teixeira Pequeno e de Maria Antero Pequeno, ambos naturais do Icó, nasceu nessa cidade no dia 24 de julho de 1871. Seu tio materno foi o padre Francisco Ferreira Antero, que estudou Latim, Francês, Historia Pátria, Geografia e Aritmética.


FORMAÇÃO - No ano de 1886, deixou o Icó rumo ao Seminário de Fortaleza, no dia 1º de março, frequentando aulas até outubro de 1887. Saindo de lá, partiu, juntamente com seu tio Francisco, para o Colégio Pio Latino Americano, em Roma, na Itália.

Passou cinco anos estudando no colégio romano, dirigido pelos Padres da Companhia de Jesus. Também ingressou e se bacharelou em Ciências Filosóficas e Matemáticas, na Universidade Gregoriana, também naquela localidade, não soutorando-se porque teve grave doença, obrigando a deixar Roma no ano de 1892.

A partir daquela época, recolheu-se ao Seminário de Olinda, onde fez o curso Teológico. D. João Esberard, então Bispo de Olinda, conferiu-lhe a Tonsura e Ordens Menores na Matriz da Boa Vista no Recife, no dia 15 de agosto de 1892.


CRESCIMENTO NA ÁREA RELIGIOSA - Afonso Antero Pequeno recebeu, nos dias 14 e 21 de janeiro de 1894, respectivamente, o Subdiaconato e Sede e o Título do Bispado de Niterói para Petrópolis, então nova Capital do Estado do Rio de Janeiro.

No inverno de 1899, o Bispo de Petropolis, de volta do Concílio Plenário da América Latina, veio ao Ceará e foi até o Icó, onde encontrava-se Afonso e sua família no casario. Na época, Antero Pequeno era secretário do Bispo, e recebeu, em teras icoenses, o título de Monsenhor Camareiro Secreto de Sua Santidade, o Papa Leão XIII. Foi também o Vice-reitor do Seminário da Sagrada Família, em Campos dos Goitacazes

Em 1900, Monsenhor Afonso Pequeno ficou seis meses governando o Bispado carioca, em virtude da saída de Dom Maia ao Congresso Católico da Bahia e à Roma. Durante o semestre em questão, foi nomeado, por um Rescrito de 7 de agosto de 1900, como Prelado Doméstico de Sua Santidade.


AGRAVAMENTO NA SAÚDE E ENSINO- O incômodos de sua saúde causaram-lhe a partida, deixando seu Bispo, e foi fazer tratamento no Rio e na Bahia, estabeleceu-se, em janeiro de 1901, no Seminário de Olinda, Pernambuco.

No seminário pernambucano, foi professor e vice-reitor. Logo após, nos anos de 1904 a 1908, foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, na freguesia de Serra Talhada-PE, quando, na oportunidade, fundou em 8 de setembro de 1903, o Apostolo da Oração.


* Com informações do Portal da História do Ceará (1.001 cearenses notáveis e Diccionario Bio-bibliographico Cearense), além dos sites O Nordeste.com e Serra Talhada.net
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Opinion disse...

http://iconacional.blogspot.com/2009/05/ico-memoria-monsenhor-alberto-teixeira.html