Aproarti leva artesanato icoense para a I Feira Brasil Original, em São Paulo

A Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó [Aproarti] e mais onze instituições artesanais cearenses estiveram presentes na I Feira Brasil Original, que ocorreu entre os dias 20 a 23 outubro, no Pavilhão de Exposição Anhembi, em São Paulo.

As doze entidades estiveram reunidas através da Central de Artesanato do Ceará [Ceart] do Governo do Ceará.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos realizados com o bordado rococó, com o couro, rendas e crochê, com destaque especial para as siboloias que adornam os sobradões e casarões seculares da cidade história de Icó, Tombada pelo IPHAN como monumento nacional. Ainda foi lançado um novo produto da coleção da azulejaria icoense.

O evento é uma  vitrine para exposição e venda de produtos artesanais. A previsão é de que a Feira tenha recebico cerca de 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias de duração em uma área de 18 mil metros quadrados. A feira é uma parceria do Programa de Artesanato Brasileiro [PAB], os programas de artesanato estaduais e o Sebrae Nacional. 

PREMIAÇÃO E VIAGENS - Recentemente, a Aproarti foi premiada com o Prêmio Sebrae - TOP 100 de Artesanato - 4ª Edição, entre apenas cinco unidades produtivas de artesanato no Ceará escolhidas. 

Já em viagens, a entidade participa constantemente e feiras e eventos artesanais no Brasil, sendo o mais recente em uma rodada de negócios e feira de artesanato, que aconteceu no hotel Verde Vale, em Juazeiro do Norte, entre os dias 5 a 8 de outubro. 

GOVERNO - De acordo com o Governo do Ceará, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará [PDA], vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social [STDS], é a política pública do Governo do Ceará destinada ao setor e tem o objetivo de valorizar o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado.
Dessa forma, desenvolvendo ações e projetos para qualificação de artesãos, apoia a comercialização, realiza a gestão da Ceart e gerencia o Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato [Fundart].

O Governo do Ceará assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] tanto para vendas ao consumidor final como para os lojistas, em todo o Estado.

Em setembro de 2015, o atual governo lançou o Selo Ceart [Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses]. São realizadas feiras e capacitações de artesãos para aperfeiçoar o design do produto, além da construção do novo Centro de Rendeiras da Prainha e a abertura de uma nova loja na Praça Doutor Carlos Alberto Studart Gomes, conhecida como Praça das Flores, em Fortaleza, que será inaugurada em breve.

Outro aspecto é o apoio e incentivo do Estado ao setor artesanal é a manutenção das lojas CEART. Atualmente, são cinco: Galeria Mestre Noza, na Praça Luíza Távora; no shopping Rio Mar Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e ainda nos municípios de Aracati, com a loja localizada na Praia de Canoa Quebrada; e ainda a de Guaramiranga.

* Com informações do Governo do Ceará
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :