Cineclube do Teatro da Ribeira dos Icós integra Mostra Cinema e Direitos Humanos com programação no feriado

A jornada de Marli, mulher pernambucana, em presídios de Recife, Pernambuco, com a intenção de que pais reconheçam seus filhos, tentando reconstruir as vidas deles.
Com este mote, o documentário "Porque temos esperança" (Brasil, 2014, 71 min) irá abrir a programação especial da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que através do projeto Circuito Difusão chega ao Cine dos Icós, será realizado no cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós com sessões gratuitas e seguidas de debates.

A primeira exibição acontece gratuitamente nesta quinta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, e visa ampliar o alcance da Mostra que é realizada nas capitais dos Estados e busca levar cultura e debate sobre Direitos Humanos, assumindo um caráter descentralizador e democrático.

PORQUE TEMOS ESPERANÇA - Mostra a jornada de uma mulher pernambucana (Marli) e sua rejeição a tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife (PE), na intenção de que pais reconheçam seus filhos.

Experimentando na própria pele a solidão, Marli nos mostra que o afeto pode ser redentor e que a falta de esperança é o mal mais intolerável para o ser humano. [temática: registro civil de nascimento / Ficha técnica - Roteiro: Susanna Lira e Muriel Alves, Fotografia: Igor Cabral, Edição: Paulo Mainard, Produtora realizadora: Modo Operante Produções]

CINE DOS ICÓS - O projeto de cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós foi Iniciado no ano de 2010 e é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), criado com o objetivo de implantação de salas de exibição digital em cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte, no Ceará, o Icó, Aracati e Sobral.

O cineclube realizou atividades até o ano de 2012, e retomou exibições em 2015. A Secretaria do Audiovisual forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Após a exibição dos filmes, são realizados debates, visando estimular a reflexão e um convite à participação da população local.

MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS - A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

O circuito principal da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2015 em todas as capitais do país. A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.

* Assessoria de Comunicação do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :