UFCA suspende a implantação de cursos e vagas no Campus de Icó

Um Ato Decisório [nº 02/ Consup] do Conselho Superior Pro Tempore [Consup] da Universidade Federal do Cariri [UFCA], publicado em 11 deste mês no site da entidade, trouxe preocupação a Educação no Icó e região.

O documento confirma que a UFCA "suspende a implantação de cursos e a oferta de vagas para os cursos de bacharelado e m História e em Gestão Pública no Campus de Icó".

O Ato foi assinado pelo presidente em exercício do Consup, Ricardo Luiz Lange Ness, e é resultado da deliberação da 20ª Reunião Extraordinária do Consup, Órgão Colegiado da Universidade, realizada no dia 05 de fevereiro de 2016.
De acordo com a medida, em seu artigo 1º, visa "suspender a implantação de cursos e a oferta de vagas para os cursos de bacharelado e m História e em Gestão Pública no Campus de Icó da Universidade Federal do Cariri".

O parágrafo primeiro do artigo 1º afirma que "os alunos já matriculados não serão prejudicados, os quais continuar ão as sua s atividades acadêmicas regulares". Atualmente, duas turmas do curso de Bacharelado em História somam cerca de 50 alunos, que estudam à noite na Escola Municipal Lourdes Costa.

"O término do período de suspensão será deliberado pelo Conselho Superior [Consup] desta universidade [UFCA]", destaca o parágrafo 2º do artigo 1º.  O artigo 2º finaliza o documento afirmando que "esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação".

PROBLEMAS QUE DIFICULTAM - As dificuldades tiveram início a partir da doação do terreno do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [DNOCS], que por meses foi impedido por ser considerado "área de protação ambiental" mesmo sem ter uma árvore sequer na área informada pelo órgão federal.

Após este fato ser divulgado, uma manifestação ocorridas pelas ruas de Icó em 03 de setembro do ano passado solicitou o terreno para o DNOCS. O protesto "Libera DNOCS" mobilizou epsecialmente estudantes e conseguiu o resultado positivo da instituição na liberação do terreno.

Vencida esta etapa, quando já se preparavam os papeis de cessão do terreno pelo DNOCS para a UFCA instalar o Campus Icó, em novembro do ano passado pessoas iniciaram uma ocupação irregular em uma área localizada no centro do terreno citado. Alicerces, piquetes e loteamento foram constatados, confirmados pelo próprio DNOCS.

A incerteza com esta nova situação e o pouco avanço para a saída dos ocupantes e a recuperação do terreno pelo DNOCS para o Campus dificultaram a formação de novas turmas do curso de Bacharelado em História e o início do novo curso de Gestão Pública, além da inviabilização de novos cursos e a natural ampliação do Instituto de Estudos do Semiárido [IESA] em terras icoenses.

É necessário, desde já, uma remobilização para que estas dificuldades sejam parte da história de luta e conquista futuras, e não se tornar um ponto final de uma conquista tão importante para um dos mais antigos municípios do Ceará e do Nordeste.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :