Projeto do Horto do Senhor do Bonfim de Icó tem início com mobilização da comunidade

Centenas de pessoas de diversas entidades e representatividades do município de Icó estiveram presentes no último sábado [30] para o lançamento oficial do projeto do Horto do Senhor do Bonfim, que aconteceu no Teatro municipal da Ribeira dos Icós.

Na oportunidade, estiveram presentes na mesa solene o idealizados do projeto, o veredor Victor Luiz Monteiro; o reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Frei Leonardo Botelho; o prefeito municipal de Icó, Jaime Júnior; a deputada estadual Fernanda Pessoa, o ex-deputado federal Roberto Pesso, a arquiteta Flávia Castelo Branco e o escultor Franciné Diniz.

"Nós estamos dando o primeiro passo para este projeto grandioso, que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. A gente vê cidades como Juazeiro do Norte, Canindé, que tem as suas imagens que movem o turismo religio e porque não fazer aqui em Icó? Esse projeto é dos devotos do Senhor do Bonfim, é do povo de Icó e dos filhos e amigos que amam essa cidade", ressaltou Monteiro.

A caminhada do projeto do Horto do Senhor do Bonfim começou em uma reunião realizada em junho de 2014 solicitada pelo vereador Victor Luiz juntamente com o Frei Leonardo e o bispo da época da Diocese de Iguatu, Dom João Costa.

Em outubro daquele ano, o edil enviou o Projeto de Lei nº 025/2014 para a Câmara Municipal de Icó, solicitando a costrução de um horto em louvor ao Cristo Crucificado, que foi aprovado.

O local onde será construída a estrutura do projeto fica às márgens da rodovia estadual CE-282 e o terreno foi uma doação do agricultor e devoto do santo, Neno Dourado. A imagem foi doada por Roberto Pessoa e ncomendada para o escultor Franciné, com entrega que deve acontecer ainda este ano. "Esta estátua quem está doando sou eu", confirmou ele.

Pessoa ainda doou um veículo novo para o Santuário do Senhor do Bonfim para que seja realizado um bingo com vistas a arrecadação de recursos financeiros para o projeto religioso.

"Nós estamos felizes. Pelo que eu vi [das pessoas que fazem parte do projeto] e pelo testemunho que deram é que fazem com devoção, porque querem retribuir ao Senhor do Bonfim as graças alcançadas", pontuou o Frei Leonardo.

A construção de um horto com uma estátua do Cristo Crucificado para a Igreja Católica visa ampliar o turismo religioso local e gerar mais emprego e renda para a comunidade icoense. O festejo do Senhor do Bonfim teve início em 1749 e é considerado um dos maiores e mais antigos festejos religiosos do Ceará.

"Esse horto vai ser muito improtante para a gente poder agregar as famílias, levar os jovens. Através da religião, da fé ao Senhor do Bonfim a gente vai poder resgatar muitos jovens [das drogas]. É muito importante a construção deste horto para o Icó", destacou Fernanda Pessoa, autora do projeto que oficializou o Icó como capital dos Festejos do Senhor do Bonfim.

Por telefone, a deputada federal Gorete Pereira informou que "vou me incorporar ao projeto, vou colocar uma verba para a urbanização do local e com certeza vou estar aí no início da pedra fundamental da construção desse lugar que vai dar uma visibilidade muito grande a Icó".

Uma comitiva com os presentes na mesa da solenidade visitou o terreno ante do início do evento. Ao final das palavras, foi acertada a criação de uma comitiva de acompanhamento das ações do projeto do horto e confirmado que na Semana Santa será realizada uma caminhada e fincada uma cruz, com a bênção ao local.

"A gente está aqui muito mais como devoto, como parte desse sonho da Igreja Católica. Este encontro não é político, estamos aqui como convidados da Paróquia como todos vocês foram. Este momento vai ficar marcado na nossa memória", ressaltou Jaime Júnior. No Projeto de Lei, a Prefeitura Municipal entrará no tocante a infraestrutura de acesso ao local do horto, que ainda deverá contar com uma via crúcis ao longo do terreno.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :