Teatro da Ribeira dos Icós recebe neste sábado o espetáculo “Altera” – O outro lado, de Jaguaribe

Surgido dentro da perspectiva do teatro expressionista, o espetáculo “Altera” – O outro lado, criação coletiva da Cia Íkarus de Artes Cênicas e direção de Davi B. Vieira, será apresentado neste sábado (19), a partir das 20h, no Teatro da Ribeira dos Icós, gratuitamente, com apoio da Secretaria municipal de Cultura e Turismo de Icó.

A apresentação coloca os pontos de vista abordados por vários autores em obras famosas como, A Divina Comédia/O Inferno de Dante (Dante Alighieri) e Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), desenvolvemos este espetáculo, não no intuito de sugerir juízos, tampouco fazer alusões as quaisquer teorias.

Mais do que isso, montamos esse espetáculo para enfatizar a dúvida, o medo, a curiosidade. O público é convidado a ver, sentir e fazer parte do “Altera” – O outro lado.

ALTERA - Para montagem deste optou-se abordar de maneira inusitada o debate sobre o que acontece depois que se apaga a chama da vida, evocando o lado desconhecido que permeia o imaginário humano utiliza-se, para tanto, o dinamismo e simbolismo que só é possível através da arte, abrindo mão da voz (na forma da palavra) e abraçando a ideia do corpo (na palavra da forma) que fala por si mesmo através do poder do movimento e das imagens criadas no palco, e na mente do espectador.

Abusando do misticismo e do medo, procura-se á muitas mãos mostrar uma história que aborde a máxima do símbolo da luz (na figura dos candeeiros e das sombras), trazendo identidade a cada símbolo e colocando-os de tal forma no centro das atenções, que estes símbolos passam a ter tanta importância quanto qualquer personagem.

Quando se criou a imagem geral da história com todos os seus nuances, pensou-se na possibilidade de fazer o espectador perceber a história contada, não pelo entendimento cru, mas pela percepção do sentimento, na percepção de cada sentido. Assim Luz e Sombra se confundem, ideias se misturam e o fantástico reina. As histórias se entrelaçam numa tênue linha de razão.

COMPANHIA ÍKARUS - A Cia. Íkarus, que neste ano de 2015 completará 10 anos de existência, é um grupo organizado composto por atores amadores que já desenvolviam as artes no município de Jaguaribe-CE, bem como alunos que demonstram aptidão para as artes cênicas.
Caracterizado pela pluralidade de seus componentes que se uniram em torno da visão de que a arte não é apenas uma forma de expressão, mas um meio de compreensão do ser humano e da sociedade em que está inserido, ora de forma mais sutil, ora tratando de temas mais introspectivos e impactantes.

Tem como objetivo promover espetáculos de temas variados e acessíveis aos diversos públicos, instigando a reflexão e sempre visando um entretenimento de qualidade. Este grupo possui elenco rotativo, mantendo fixo apenas seu núcleo articulador, hoje composto por 10 membros, e surgiu a partir da necessidade do resgate da cultura em sua diversidade, percebendo a carência de formação e informação cultural da população do município. Sendo a arte um veículo de transformação pessoal e de esclarecimento dos seus saberes e fazeres.

Hoje a Cia. é composta de 35 membros, trabalhando as diversas modalidades cênicas, tendo Davi Bezerra Vieira como diretor da Companhia e dos espetáculos em cartaz. A Cia. Faz parte do Movimento Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe, um encontro de artistas, criadores e pesquisadores compromissados com o fazer teatral.

Compromissados com o estudo, pesquisas, experimentos, vivências e compartilhamento deste labutar na arte de ator, seja nos seus processos criativos, seja no campo da formação ou da arte-educação. Participa também do Fórum de Cultura e Turismo do Vale do Jaguaribe. Já se capacitou em vários cursos de formação, e oficinas, realizadas dentro do próprio Mergulho e nos Festivais dos quais participou.

SERVIÇO: “Altera” – O outro lado - Companhia Íkarus de Artes Cênicas
Local: Teatro da Ribeira dos Icós
Data: 19 de setembro de 2015
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :