Lançamento de livro e homenagem ao fundador do Teatro da Ribeira dos Icós, Pedro Théberge

No ano em que completa 155 anos de construção, o Teatro da Ribeira dos Icós sediará homenagem ao seu idealizador, Pierre Franklin Théberge, o médico francês que radicou-se no Brasil, especialmente em Icó, e tornou-se conhecido por Dr. Pedro Théberge.

A palestra sobre Théberge acontece nesta sexta-feira, 18, às 19h, no Teatro da Ribeira dos Icós e será conduzida pelo professor Clóvis Ramiro Jucá Neto, formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), entidade na qual leciona atualmente, e com mestrado e doutorado na área feitos na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na oportunidade, o professor irá realizar o lançamento do livro “Primórdios da Rede Urbana Cearense“, no qual se deteve especialmente sobre o tricentenário município de Icó, que também foi objeto de pesquisa em seu doutoramento.

A palestra é gratuita, tem o apoio do Governo Municipal, através das secretarias de Cultura e Turismo e Educação, e antecede o show do cantor e compositor icoense “Dru Lucca”, que terá entrada paga com valor livre.

PEDRO THÉBERGE – Nascido em 1811 na cidade de Marcé, França, se formou em Medicina em 1837 e em 1838 seguiu para Recife, Pernambuco, com a mulher Maria Elisa Soulé Théberge, onde participou da fundação da Sociedade de Medicina de Pernambuco, em 1841.

Em terras pernambucanas, nasce o filho único Henrique Théberge, que com o casal seguiu em 1845 para a cidade de Icó, na época empório e centro comercial do Ceará provincial, juntamente com Aracati e Sobral.

Na extensa Ribeira dos Icós, Pedro realizou dos mais relevantes trabalhos na Medicina, além de ter idealizado o mais antigo teatro do Ceará, o Teatro da Ribeira dos Icós, erigido sob o viés neoclássico.

Uma das primeiras funções do teatro foi servir de enfermaria para atender às pessoas doentes da cólera-mórbus, que atingiu e matou um terço da população que residia em terras icoenses.

Pedro Théberge atuou como historiador, ao escrever os livros “Esboço Histórico da Província do Ceará”, “Carta Chorográfica da Província do Ceará“, “Extractos dos assentos do antigo Senado do Icó” e “Memórias sobre as Secas do Ceará”. Combateu a cólera e foi vítima da mesma, falecendo dia 8 de maio de 1864.

SERVIÇO:
PALESTRA “VIDA E OBRA DE DR. PEDRO THÉBERGE”
LOCAL: TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS
HORÁRIO: 19H
ENTRADA: GRATUITA
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :