UFCA completa 1 ano de instalação de escritório da instituição em Icó

No dia 10 de abril de 2014, na Avenida Ilídio Sampaio, 2174, Centro, a Universidade Federal do Cariri [UFCA] realizou a instalação do escritório de implantação da instituição em Icó.
A data, marco na História e na Educação de Icó, completou um ano na última sexta-feira [10]. Em 2014, a cerimônia teve início no Teatro da Ribeira dos Icós com a assinatura de convênio de parceria com a Prefeitura Municipal de Icó.
Na ocasião, estiveram presentes a Reitora da UFCA, professora Suely Salgueiro Chacon; do vice-reitor, professor Ricardo Luiz Lange Ness; a diretora do Instituto de Estudos do Semiárido [IESA], Polliana de Luna Nunes Barreto; além de diversos pró-reitores, professores e estudantes da instituição.
Estiveram presentes ainda o prefeito municipal de Icó, Jaime Júnior [DEM]; o vice-prefeito de Icó, De Assis Pereira [DEM]; vereadores, secretários titulares e adjuntos, representantes do Ministério Público do Ceará, Tribunal da Justiça do Ceará, Defensoria Pública, advogados, além da Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará [CDL], comerciantes, professores, estudantes, imprensa e população em geral.
A instalação do escritória de implantação da Universidade Federal do Cariri em Icó oficializou a presença da entidade na cidade e iniciou o processo de funcionamento do curso de História com ênfase em gestão de patrimônio histórico e cultural e gestão de patrimônio socioambiental.

AVANÇOS - Após a instalação do escritório da UFCA, no dia 23 de abril de 2014 o Conselho Superior Pró Tempore da UFCA aprovou a criação da unidade acadêmica do Campus Icó, denominado de Instituto de Estudos do Semiárido [IESA].

No dia 21 de julho, a UFCA realizou a posse de professores do IESA e em 4 de agosto do ano passado, o Teatro da Ribeira dos Icós foi o local da aula inaugural do curso de Bacharelado em História.

12 de agosto foi realizada a posse da diretora do IESA, Polliana de Luna Nunes Barreto; e do vice-diretor do IESA, Ives Romero Tavares do Nascimento. Entre as ações formais da UFCA, o IESA realizaram visitas às escolas, reunião com professores e estudantes e palestras sobre o patrimônio histórico, além de semana de planejamento.
Mostra UFCA, convênio de cooperação com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade [IABS], projeto aprovado no CNPq de Núcleo de Extensão em Desenvolvimento territorial e parceria com entidades locais destacam ações em prol da comunidade icoense a curto, médio e longo prazo.
Somado às informações apresentadas, o IESA, nestes dois semestres de funcionamento obteve, através do curso de História, bolsas de monitorial, emergencial, cultura, extensão e pesquisa, auxílio alimentação e auxílio moradia.
Duas turmas do curso de bacharelado em História com cerca de 70 pessoas, a aprovação do curso de Gestão Pública para 2016, com 50 vagas anuais, e a previsão de um curso de Arqueologia apontam para um futuro promissor para a sociedade e educação icoense
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :