Secretário da SPA cumpre agenda no interior do Ceará ao lado do Coordenador do NUPA/MPA

Após participar dos dois dias da reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários [MAPP], conduzidas pelo o governador Cid Gomes, o secretário da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará [SPA], engenheiro de pesca Ricardo Campos, recebeu na última quarta-feira [5] o coordenador do Núcleo de Planejamento e Ordenamento da Pesca Amadora [NUPA/MPA], Kelven Lopes.

Lopes fez uma uma palestra sobre o "Arcabouço Legal da Pesca Esportiva / Amadora Tangente do Ceará" no Auditório da Vice-Governadoria.

Na quinta-feira [6], o secretário da SPA e o coordenador do  NUPA/MPA cumpriram agenda em Jaguaribara, enfocando o mesmo tema, além de o secretário Ricardo Campos ter uma reunião com o prefeito de Solonopole.

No mesmo dia, os dois viajaram para Iguatu, e na última sexta feira [7], Ricardo Campos e Kelven Lopes  estiveram em Orós, onde o mesmo também preferiu a mesma palestra da capital cearense.

A visita do Coordenador da NUPA/MPA ao Ceará visou promover e divulgar o Iº Torneio Nacional de Pesca Esportiva, entre os dias 11 e 15 de setembro, em Goiás. O torneio, na modalidade “pesque e solte”, será o primeiro de uma série de cinco a serem implantados no País nos próximos anos, de forma a criar as bases para um circuito nacional de pesca esportiva. O objetivo final será a realização de um campeonato nacional, nos moldes do que ocorre hoje com esportes de outras áreas, adianta Kelven Lopes.

POTENCIAL CEARENSE “O MPA entende que os torneios podem fomentar toda a cadeia produtiva da pesca esportiva”, avaliou Kelven Lopes. Para ele, o Brasil tem o maior potencial do mundo no setor.  Ele lembra, por exemplo,  que o País dispõe  de ecossistemas exuberantes como a Amazônia e o Pantanal; e reservatórios imensos como o de Castanhão e o de Serra da Mesa. No continente, os atrativos são espécies como o tucunaré e o dourado. No litoral há espécies de interesse, como os peixes de bico.

No momento, o MPA contabiliza 320 mil pescadores amadores inscritos no RGP. De acordo com Kelven Lopes, este número ainda não reflete a grande popularidade da pesca esportiva no País, que envolve milhões de brasileiros. Entretanto, apenas pescadores licenciados poderão participar dos torneios oficiais.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da SPA
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :