A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan], Jurema Machado, participou na última quinta-feira [20], da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Integração para a instalação do Centro de Referência Cultural e Ambiental [CRCA], como uma das ações do Programa de Integração do Vale do São Francisco [PISF].
A solenidade aconteceu no Ministério da Integração, que fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Um dos objetivos da Cooperação Técnica é apoiar a equipe do PISF na utilização dos resultados das pesquisas sobre patrimônio cultural na área do programa. A proposta do IPHAN é a formação de uma rede Centros de Referência a partir da cidade de Salgueiro, em Pernambuco, que seria o polo disseminador e irradiador para outras regiões.
O CRCA é um espaço voltado para fomento, difusão, preservação do patrimônio cultural e transmissão dos saberes e fazeres das culturas locais e regionais, que são desenvolvidos dentro de um território e, também, um espaço voltado para o conhecimento do meio ambiente regional.
Com o Acordo de Cooperação Técnica, o CRCA terá como objetivo reunir e exibir o patrimônio material e imaterial representativo da cultura e da paisagem da região do PISF, sendo um espaço interativo onde o visitante será convidado a conhecer a paisagem, a história da ocupação, o patrimônio cultural do território. Além disto, deverá:
• abrigar o conhecimento adquirido durante os trabalhos de pesquisa na região, divulgando ações e trabalhos realizados pelo empreendedor, universidades e centros de pesquisa.
• abrigar projetos e exposições gerados a partir das pesquisas espeleológicas, arqueológicas, dos levantamentos de fauna e flora e recursos naturais, além dos registros da memória oral e outros das comunidades locais com tradições culturais peculiares.
• manter exposições de longa duração, temporárias e itinerantes mostrando o empreendimento do PISF e a sua relevância para o desenvolvimento econômico e social e os aspectos pré-históricos, geológicos, geográficos, biológicos, históricos, culturais e ambientais.
• inserir-se no circuito turístico regional, por meio do oferecimento de cursos para formação e capacitação de agentes locais de cultura e turismo, além de incentivar a formação de novos circuitos turísticos que poderão ser estimulados pelas informações e interpretação das exposições temáticas.
• promover de forma permanente a parceria entre o CRCA e as instituições de ensino da região, com convênios para a realização de visitas agendadas de escolas, acompanhadas por monitores que participem do projeto.
• promover de forma permanente a parceria entre o CRCA e as instituições de ensino superior da região, com convênios para realização de estudos e pesquisas, bem como a participação com monitores nos projetos educativos.
• Induzir e implementar uma rede cooperativa envolvendo primordialmente os municípios cujos territórios estão sendo impactados pelas obras do PISF, de modo que tais municípios possam erigir espaços culturais destinados a acolher exposições itinerantes do CRCA, integrando-as às suas próprias manifestações culturais locais. Propõe-se, assim, um CRCA que se constitua como uma rede, com uma sede-polo complexa integrada a sub -sedes singelas.
A proposta de apoio do IPHAN ao projeto do PISF, além de possibilitar um programa sistemático de educação patrimonial, baseia- se em fornecer as normativas técnicas para melhor uso do patrimônio cultural identificado e em alguns casos, na arqueologia, por exemplo que, atualmente, está com as instituições que realizaram as pesquisas.
* Com informações da Ascom do Iphan

0 comentários :
Postar um comentário