A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos [Cogerh] realizou, no último dia 20, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia [IFCE] da cidade de Jaguaribe, o "XX Seminário de Planejamento e Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú".
O evento teve como principal ponto de discussão a operação dos açudes Orós, Castanhão e Banabuiú, os três maiores reservatórios do estado do Ceará.
A programação do seminário teve início com o discurso do Presidente da Cogerh, Rennys Frota, que destacou a importância dos três reservatórios para o desenvolvimento social e econômico do estado do Ceará e da gestão participativa para a política estadual dos recursos hídricos estaduais.
Após a participação do presidente, os técnicos da Companhia apresentaram os cenários de ofertas e demandas de água nos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, e a simulação de esvaziamento de cada um dos reservatórios.
Após a apresentação dos dados técnicos e das simulações de esvaziamento, os comitês das Sub-Bacias Hidrográficas do Baixo, Médio e Alto Jaguaribe, do Banabuiu e do Salgado aprovaram as vazões médias a serem liberadas dos reservatórios no segundo semestre de 2013.
A decisão dos comitês foi que o açude Castanhão irá operar com a vazão de 34,16 metros cúbicos por segundo, o açude Banabuiú irá operar com 9 metros cúbicos por segundo e o açude Orós com a vazão de 8,5 metros cúbicos por segundo.
Além do presidente da Cogerh, Rennys Frota, o evento contou com a presença do prefeito de Jaguaribe, Abner Pinheiro, do Gerente Regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [Dnocs], José Audisío Girão, e de representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, dos comitês das Bacias Hidrográficas do Salgado, Banabuiú, Baixo, Médio e Alto Jaguaribe, da Sociedade Civil e de Usuários de água bruta.
* Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da Cogerh
0 comentários :
Postar um comentário