
Segundo ele, a unidade recebe pacientes dos municípios de Icó, Orós, Cedro, Lavras, Baixio e Umari, perfazendo uma população de 170 mil habitantes.
De acordo com o parlamentar, o Hospital Regional é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Icó, que tem procurado oferecer os melhores serviços à população. “A atual gestão não tem interesse em fechar o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, conforme foi declarado pelo deputado Neto Nunes [PMDB], na semana passada”, frisou.
Sérgio Aguiar explicou que, no primeiro trimestre do ano, o hospital realizou 23.233 consultas médicas, 534 avaliações cirúrgicas, 363 cirurgias gerais, 55 cirurgias de catarata, 42 avaliações urológicas, 1.121 consultas traumatológicas, 84 cirurgias traumatológicas, entre outros atendimentos.
Foram ainda 285 partos. “Todos os partos foram realizados por médicos obstetras, anestesistas e equipe de enfermagem, diferentemente do que acontecia na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, cuja maioria dos partos foi realizada por parteiras”, disse o deputado.
Também foram feitos 4.581 exames laboratoriais, 426 ultrassons, 17 ECGs, 2.741 raios-X e outros procedimentos, que totalizaram 37.880. Ao todo, conforme explicou Sérgio Aguiar, o hospital conta com 202 colaboradores, sendo 43 de nível superior e 161 de nível médio.
Em aparte, o deputado Neto Nunes [PMDB] disse que foi feita audiência pública pela Comissão de Saúde, no município de Icó, para debater o fechamento do hospital Nossa Senhora de Lourdes. Na ocasião, constatou-se que o hospital regional só tem 48 leitos para atender toda a população da região. “Por melhor que fosse o trabalho, seria humanamente impossível promover o atendimento necessário”, avisou o peemedebista.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário