No segundo expediente da sessão plenária desta sexta-feira [8], uma solenidade deu continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa.
O presidente da Casa, deputado José Albuquerque [PSB], parabenizou a todas as mulheres e destacou seu importante papel na sociedade.
O parlamentar registrou o aumento de mulheres na política e nos executivos municipais.
A deputada Patrícia Saboya [PDT], que conduziu a sessão, falou sobre a luta das mulheres e destacou a presidente Dilma Rousseff e as ex-prefeitas, Maria Luíza Fontenele e Luizianne Lins.
“Estamos ocupando nosso espaço na política e essas mulheres que citei mostram a força, a coragem e a capacidade das mulheres”, disse.
Mônica Barroso, coordenadora Especial do Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres representou o Governador Cid Gomes.
HOMENAGENS A advogada também destacou o crescimento da representação feminina na política, em especial no Parlamento Cearense. Ela Parabenizou também as mulheres em geral que, nas suas diversas atividades, desempenham papel fundamental na consolidação da democracia brasileira.
Foram homenageadas com placas comemorativas 32 mulheres.
São elas: as deputadas Patrícia Saboya, Eliane Novais [PSB] e Rachel Marques [PT]; a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; a presidente do Habitafor, Eliana Gomes; a presidente do Seeaconce, Maria da Penha; a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela; a secretária da Saúde do Ceará, Socorro Martins; a primeira dama de Fortaleza, Carolina Cunha, e a assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França.
Além dessas, receberam homenagens, também, a ex-primeira dama do município de Pentecoste, Raimunda Nonata da Silva; a professora Maria Estrela Alves Coelho; a dona de casa Maria Mercedes Ferreira Lima; a coordenadora do Movimento Outubro Rosa, Ana Valéria Escolástico Mendonça; a presidente do Lar Amigos de Jesus, irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque; a coordenadora do Observatório de Violência contra a Mulher [Observem], Maria Helena Frota; a desembargadora federal Maria Roseli Mendes Alencar, presidente do Tribunal Regional do Trabalho [TRT-CE]; a desembargadora Maria Iracema de Vale Holanda, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral [TRE-CE], e a titular da Delegacia de Defesa da Mulher do município de Maracanaú, Cezarina do Vale Cavalcante.
Receberam placas comemorativas, ainda, a vereadora do município de Quixadá, Rosilene Buriti Lima; a fisioterapeuta do Hospital São José, Lea Dantas; e a líder comunitária do Lagamar, Edmeia Eridan Menezes; a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Comarca de Fortaleza, Fátima Maria Rosa Mesquita; a coreógrafa Regina Passos; a diretora da Escola Estadual de Ensino Profissional Lisya Pimentel Gomes Sampaio, Ana Emília Pinheiro; a jornalista Silvana Frota; a militante Antônia Ivoneide Melo Silva; a líder comunitária do bairro Pirambu, Maria Gessimar Brito de Oliveira; e a diretora do Hospital Zumira Sedrim Aguiar do município de Cedro, Tereza Albuquerque.
A Assembleia homenageou também a titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Rena Gomes de Moura; a diretora do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará, Tânia Maria Cruz Werton Veras, e a médica pediatra Ana Maria de Cavalcante Silva.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário