O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará [TJCE] elegeu, na tarde desta segunda-feira [12], a nova administração do Judiciário estadual para o biênio 2013/2015.
Foram escolhidos, por meio de votação, Luiz Gerardo de Pontes Brígido [presidente], Francisco Lincoln Araújo e Silva [vice] e Francisco Sales Neto [corregedor-geral].
Os desembargadores assumirão em janeiro de 2013 e ficarão nos cargos por dois anos. Participaram da eleição os 42 magistrados da 2ª Instância. O TJCE possui 43 desembargadores, mas uma vaga está aberta em decorrência da aposentadoria de Ernani Barreira Porto, ocorrida no último dia 25.
Para o cargo de presidente, também concorreu o desembargador Rômulo Moreira de Deus. A Vice-presidência foi disputada ainda pelo magistrado João Byron de Figueirêdo Frota. Já o desembargador Francisco Sales Neto foi eleito por aclamação porque foi candidato único à Corregedoria Geral da Justiça.
Gerardo Brígido disse que vai trabalhar para garantir juiz em todas as comarcas, além de aumentar o efetivo de servidores.
A atual direção é formada pelos desembargadores José Arísio Lopes da Costa [presidente], Luiz Gerardo de Pontes Brígido [vice-presidente] e Edite Bringel Olinda Alencar [corregedora]. Os magistrados ocupam os cargos desde janeiro de 2011 e terminam os mandatos em janeiro do ano que vem.
Para o cargo de presidente, puderam concorrer os desembargadores que estão há mais tempo em atuação no colegiado, com exceção do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, porque esteve à frente do Judiciário no biênio 2007/2009.
* Com informações do TJCE
0 comentários :
Postar um comentário