O anúncio aconteceu no último dia 29, no Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [Dnocs], em Pentecoste, na Zona Norte cearense.
"Eu fiquei extremamente feliz em conhecer os avanços que o Dnocs está fazendo nessa área. Pretendemos investir R$ 10 milhões em 2013 para garantir que a plena capacidade de produção dos alevinos [peixes recém-saídos do ovo] seja atingida", garantiu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante visita às instalações do centro.
Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, e do diretor Geral do Dnocs, Emerson Fernandes, o ministro conheceu os tanques onde são desenvolvidas as larvas e alevinos das 16 espécies em estudo no centro, e os laboratórios de pesquisas e testes genéticos e de tecnologia do pescado.
Atualmente, o Ceará é o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil, com uma produção de 30 mil toneladas ao ano.
"Nós pretendemos renovar o Dnocs enquanto instituição, capacitando as pessoas, contratando mais gente e investindo na infraestrutura, não só na área de aquicultura, mas também nas áreas de barramento, adutoras e engenharia hidráulica", completou o ministro Fernando Bezerra Coelho, que também sobrevoou o Perímetro Irrigado de Pentecoste, uma área com 1200 hectares que beneficia mais de 650 famílias que vivem da cultura de arroz, banana e coco. Apenas em 2011, a produção do perímetro atingiu R$ 2,5 milhões.
* Com informações do Ministério e SPA
0 comentários :
Postar um comentário