A melhoria na infraestrutura, capacitação e qualidade do serviço e promoção foram apontadas pela Secretaria do Turismo do Estado [Setur Ceará] para que Fortaleza aparecesse como segundo polo do Brasil que mais desperta interesse do turista conhecer, atrás apenas de Fernando de Noronha (PE).
Os dados fazem parte da pesquisa “Caracterização e dimensionamento do turismo doméstico no
Brasil – 2010/2011”, encomendado pelo Ministério do Turismo [MTur] à
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas [Fipe], vinculada à
Universidade de São Paulo [USP].
No item que avalia qual destino as pessoas mais desejam conhecer, Fortaleza aparece como preferência para 10,9% dos entrevistados, à frente do Rio de Janeiro [10,7%] e atrás apenas do arquipélago, com 13,3%.
PESQUISA Depois de Fortaleza, outros destinos do Nordeste estão entre os mais desejados. São eles: Salvador e Porto Seguro, na Bahia, Natal, Recife e Ipojuca [Porto de Galinhas - PE], Maceió e São Luís.
Fechando a lista dos vinte que despertam maior vontade de conhecer, estão cinco no Sul - Gramado e Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Curitiba; três no Sudeste - Rio de Janeiro, São Paulo e Aparecida do Norte; dois no Centro-Oeste - Bonito e Brasília e no Norte, Manaus.
ESTUDO O trabalho utilizou o método probabilístico, em 110 municípios mais as 27 capitais, totalizando 137 municípios em todo o País. Entre os principais diagnósticos, o de que em 2011, em 44% dos domicílios, ao menos uma pessoa tenha viajado dentro do País; que em 7% são realizadas viagens frequentes e que em 4,3%, ocorreu no mínimo uma viagem internacional no mesmo período.
Quanto ao perfil dos entrevistados na pesquisa, a média de renda familiar é de R$ 2.394,63, os chefes de família são 63%, a divisão de gênero é de 60,9% de mulheres e 39,1% homens, e a idade média é de 47,4 anos. Ao todo, o número médio de viagens realizadas no ano passado é de 2,6 por domicílio, variando em função da renda e por motivo da viagem.
Outros dados importantes presentes no levantamento dizem respeito à forma de organização da viagem, já que mais de 90% não utiliza agência de viagem; ao tipo de hospedagem [62,8% ficam em casa de amigos ou parentes, enquanto 25% vai para hotel, pousada, resort ou flat] e ao meio de transporte, onde o carro continua predominando em quase metade das viagens [47,7%], seguido por ônibus e avião, com respectivamente 26,9% e 17%.
---
* Com informações da Assessoria de ComunicaçãoSecretaria do Turismo do Estado
0 comentários :
Postar um comentário