Deputado Teodoro anuncia projeto que amplia a carga horária do ensino estadual

Na ocasião da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), nesta sexta-feira (23), o deputado Professor Teodoro (PSDB) comunicou a presentação de um projeto de lei defendendo a ampliação em 25% do número de aulas da rede estadual de ensino. A ideia é passar de quatro horas diárias para cinco, como já ocorre nas escolas privadas.

Conforme justificou, a proposta vai melhorar o desempenho dos alunos. “Quanto mais estudo, mais aula, melhor a performance do aluno”, argumentou.

Ele lembrou que esta também é a intenção do Ministério da Educação. O ministro Fernando Haddad afirmou que o Governo Federal trabalha com a ampliação máxima de 20 dias letivos no ano. “Isso não teria impacto na carreira do professor, que tem 30 dias de férias por ano, além de 15 dias de recesso. Mas não está descartada a possibilidade de, ao mesmo tempo, aumentar o número de horas por dia e de dias letivos por ano”, disse.

“Isso representa um beneficio enorme e vai sinalizar que cada vez mais precisamos colocar as crianças mais tempo na sala de aula”, afirmou. Segundo observou, o objetivo é caminhar em sentido à escola de tempo integral, uma vez que vai proporcionar ao estudante mais tempo para estudar, ler e pesquisar, possibilitando condições de prepará-lo melhor na escola de educação básica para entrar na universidade.

Áudio do parlamentar -


O parlamentar disse que o assunto provocou reações nas redes sociais. Segundo relatou, para alguns não adianta aumentar o tempo do aluno nas escolas, pois o que importa é a qualidade desse tempo. Outros preferem focar a questão salarial do professor. Um outro grupo não acredita na iniciativa, alegando que, se o Estado não tem como cumprir as determinações atuais, imagine com outras.

“Ora, uma coisa não impede a outra. Podemos lutar para ampliar o tempo de exposição do aluno ao aprendizado e, ao mesmo tempo, lutar para que esse tempo seja aproveitado da melhor forma pedagógica possível. Nada impede, por exemplo, de ampliarmos o ano eletivo, ou quantidade de aulas por dia, e manter a reivindicação por melhoria salarial e qualificação dos professores”, ponderou.

Teodoro avaliou que o sucesso da educação depende de um conjunto de ações, em que uma não exclui a validade da outra. “Quanto mais aula, é obvio, maior o aprendizado”, concluiu, informando que estudos apontam que o aumento de dez dias no ano letivo pode elevar o aprendizado do aluno em até 44% no período de um ano.

Em aparte, o deputado Antonio Carlos (PT) endossou a necessidade de melhorar a qualidade de ensino, citando, a implantação da escola intergral. O parlamentar destacou o compromisso e o empenho do governador Cid Gomes na área. Quanto à greve dos professores, o líder se diz confiante nas negociações entre o Governo do Estado e a categoria, ressaltando que o governador está aberto para dialogar.

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

José Santos disse...

O projeto do Deputado Teodoro pode ser importante sim, porém se deve levar em consideração que "uma coisa tem muito a ver com a outra", não se pode querer apagar o brilho do sol com peneira, a falta de compromisso com A Educação é um dos casos mais absurdos no Brasil. Necessário se faz resolver os problemas atuais e depois, aplicar novas mudanças. Quanto a este aumento de carga horária, não vejo contribuição no Ensino Infantil, pode ser benéfico a partir das séries finais do Ensino Fundamental, mesmo com o pouco tempo que as crianças têm com os pais por causa de trabalho profissional, não se pode usurpar das mesmas este momento de interação familiar.