O potencial do pasto apícola icoense *


Foto 1 - Florada do marmeleiro, predominância na
comunidade do Coelho-Icó-Ce.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo


A apicultura é uma atividade nobre que homem explora já a bastante tempo, sendo uma tipo de exploração ligado ao setor rural que vai de encontro aos princípios da sustentabilidade, isto é, trabalha o social, o econômico e o ambiental. Em Icó-Ce, na comunidade do Sitio Coelho é possível ver atualmente ver essa demonstração da força de tal potencial.

Um dos fatores que contribui para o sucesso da exploração apícola é a qualidade do pasto apícola da região onde é conduzida essa exploração. Esse pasto é composto de espécies de plantas, com diferentes graus de importância, condicionadas a fatores diversos que variam da quantidade de exemplares existentes no local, ate concentrações diferentes de açúcares no néctar.

O Nordeste brasileiro, especialmente a região da Caatinga, apresenta um dos maiores potencias apícolas do mundo. Em Icó-Ce, na comunidade do Sitio Coelho é possível ver atualmente ver essa demonstração da força de tal potencial.

Em visita a comunidade, no inicio de fevereiro de deste ano, foi possível se encantar com a florada do marmeleiro, cuja florada era a predominante. O marmeleiro (Croton sonderianus Muell.Arg.) é o principal arbusto colonizador das caatingas sucessionais do Nordeste do Brasil, da família Euphobiaceae, que apresenta uma aptidão para a produção de pólen e néctar. Vários pesquisadores consideram o marmeleiro uma das principais fontes de néctar da caatinga para a produção de mel em apiários comerciais.

Outras plantas de potencial apícola são visualizadas na comunidade, que ao longo do ano terão a predominância, ocorrendo uma sucessão natural de florada. Em um passeio pela comunidade foi possível registra as seguintes plantas com aptidão apícola, como: Camará (Lantana camara.), Mufumbo (Combretum leprosum Mart.), Mussambê (Cleome spinosa Jacq.), Velame (Cróton campestris St. Hil) e Mata Pasto (Senna uniflora).


Foto 2 - Mussambê (Cleome spinosa Jacq.) – fornecedor de néctar.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo

Foto 3 - Abelha visitando a flor do Mussambê.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo

Foto 4 - Florada do Mufumbo (Combretum leprosum Mart.) – fornecedor de néctar.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo
Foto 5 - Mata Pasto (Senna uniflora) – fornecedor de Néctar e Pólen.
Fonte; Acervo do professor Anselmo
Foto 6 - Florescência do Camará (Lantana camara.) – fornecedor
de néctar e de propagação espontânea.
Fonte: Acervo do professor Anselmo


* Texto do professor Anselmo, publicado em seu blog Sustentando - Graduado em Agronomia com Mestrado em Irrigação e Drenagem. Licenciado no curso especial de formação pedagógica - Licenciatura Plena. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Especializando em Gestão de Recurso Humano. Atualmente técnico do Instituto CENTEC de Icó e professor dos cursos de Administração e Enfermagem da Faculdade Vale do Salgado (FVS)
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Ermógenes Cândido disse...

Boa noite
Como conseguirei a semente do mufumbo?
ermoge@hotmail.com