Foi Sancionada a Lei Nº 726, de 19 de junho de 2009 denominando a Antiga CASA DE CÂMARA E CADEIA como CENTRO DE ARTE E CULTURA PREFEITO ALDO MARCOZZI MONTEIRO.Este Centro é localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, datada do século XVIII e um dos munumentos tombados pelo IPHAN.
A lei foi sancionada dia 19 de junho de 2009 pelo Prefeito Municipal de Icó Marcos Eugênio Leite Guimarães, mas esta infomação só nos chegou hoje, segundo terceiros a lei é de autoria do Vereador Gilberto Barbosa.
O importante é realçar a homenagem mais que merecida a essa grande personalidade Icoense, que foi o Dr. Aldo Marcozzi Monteiro.
A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó
foi uma das primeiras a serem construídas no Ceará, datando de 1744.Membros da Confederação do Equador estiveram presos nesta Casa de Câmara e Cadeia, como por exemplo Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves e José Martiniano e aí muitos membros da Confederação do Equador (1824) foram fuzilados neste recinto.
Possui três celas que na época eram tidas como de segurança máxima, com paredes de largura aproximada de 1,5 a 1,8m.
Passou por uma reforma sendo transformada num Centro de Arte e Cultural. Nas celas funcionará um museu do couro e do charque, além de quatro lojas de artesanato, biblioteca pública, casa do cidadão e um centro de informações turísticas.
Esse prédio era o centro da municipalidade e seu símbolo, após demolido o pelourinho. Por isso no balcão da janela central vêem-se as Armas do Império, preservadas, mesmo com a Proclamação da República o Brasão foi mantido. Foi construída em meados do século XVIII.Embaixo funcionava a cadeia pública de Icó e na parte superior do edifício ficava a sede da administração regional, onde eram realizados encontros políticos.
As paredes da casa possuem espessura de um metro ou mais de largura e, na época, acreditava-se que resistiriam até a ataques de balas de canhão.
__________________
* Com informações do blog Icó Cultural
0 comentários :
Postar um comentário