Icó continua seu descaso com o patrimônio histórico

Não é de hoje que se vem aos jornais, rádios e internet para cobrar dos governos públicos, sejam eles municipais, estaduais e federais, a devida manutenção dos bens públicos, em especial de monumentos históricos.

Mais do que simplesmente o lado estrutura e físico da obra erguida há seculos, a representatividade cultura, simbólogica e histórica tornam cada prédio de tempos idos fíguras únicas de seu tempo. Contudo, o cuidado e o zelo com eles está longe, mais muito longe de acontecer no Icó.

Um exemplo disso, que trazemos em fotos que ilustram e confirmam cada palavra deste texto, trata-se do Cruzeiro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação. A mesma se encontra em uma parte quebrada, e a situação está aí há mais de um ano, desde o final do ano de 2008. Um fato lamentável este.

Outro caso é a situação a qual se encontra os adros da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a conhecida Igreja do Monte. A corrosão, infiltração e rachadura também chegou na base deste monumento religioso da cidade icoense.

E para finalizar este desabafo, em nome de cada patrimônio histórico de Icó, tivemos ultimamente o caso da Secretaria de Cultura, a Casa de Cultura Mariinha Graça, cujos telhados e parte de sua sutentação ameaçava ruir.

Enquanto havia a possibilidade da parceria entre o IPHAN e a Prefeitura Municipal de Icó, esta última não buscou resolver de pronto o problema.

São estes casos que trazemos para manter o alerta de preservar. O ato de preservar não é somente ver e apreciar somente. Trata de realizar a devida manutenção dos casarios tombados, em especial aos que pertencem ao poder público.

Isso deve ser feito a tempo, para que não haja como resultado o que ocorreu com a antiga Casa de Pólvora, o Sobrado do Beco do Urso e o sobrado da Família Gondim, monumentos históricos que só aparecem nas fotos antigas.

Respeitar sua história e sua cultura é respeitar e ter sua identidade própria.

Do contrário, reperti-se-ão os mesmos erros e nada ficará aos verdadeiros filhos de Icó.

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :