Passou em brancas nuvens da mídia Icoense, o afastamento do Padre Manoel Bonfim Soares, CM, desde meados de maio, da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação.O mesmo é pertencente a Congregação dos Padres da Missão (Padres da Lazaristas) e pleiteava, conforme o Código de Direito Canônico, sua excardinação de sua Congregação para a Diocese de Iguatu.
O pedido do religioso, autorizado pelo Superior da Ordem, após autorização da Santa Sé tinha sido aprovado, na condição, como dispõe o CDC, que o religioso seja incorporado à uma nova Ordem ou Diocese, fato que não aconteceu, retornando o religioso para sua casa de origem.
Padre Bonfim havia chegado a Icó, quando era Bispo Dom José Doth de Oliveira (13/05/1990 – Ren: 07/01/2009), ocasião em que a Capela do Senhor do Bonfim (uma vez que ela não é a Matriz) foi elevada à condição de Santuário Diocesano, e entregue ao diligente religioso.
Com o afastamento do antigo pároco, Pe. José Augusto, o mesmo assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Expectação, que à época incorporava todo a dimensão sócio-política de Icó, incluindo as capelanias de seus distritos.
Posteriormente a Paróquia foi dividida em duas, criando-se a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em 24.03.2008, com sede na Igreja (capela) do Rosário, elevada à Igreja Matriz., “abrangendo parte da sede da cidade (tendo como linha divisória a rua Monsenhor José Frota) e os distritos de Icozinho, Pedrinhas e São Vicente”.
Em 2009 foi eleito nomeado Bispo de Iguatu o carmelita Dom Frei João da Costa, OCarm, tomando posse em 30 de abril, mudando-se as diretrizes pastorais daquela igreja particular, e ao que tudo indica o prelado tem outra visão pastoral bem diferenciada dos Lazaristas. Estes últimos congregação francesa fundada por São Vicente de Paulo, cuja missão é a Evangelização dos Pobres.
Padre Bonfim desenvolveu em Icó um trabalho pastoral rico e organizado, como é próprio de sua austera personalidade, defendendo os seus pontos de vista, que mescla conceitos de teologia progressista e elementos da tradicionalidade.
Por orientação da Província de Fortaleza da Congregação da Missão, circunscrição regional religiosa da ordem, padre Bonfim foi designado para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Sertânia, no sertão Pernambucano, dirigida pelo padre José da Cunha Rebouças Júnior (o Padre Júnior). Essa paróquia há décadas era dirigida pelo holandês Padre Cristiano Jacobs, que se aposentou a completar 80 anos em agosto de 2008.
Comenta-se, em off que a Paróquia de Nossa Senhora da Expectação será entregue a Ordem dos Carmelitas.
A Ordem dos Carmelitas é uma antiga ordem religiosa medieval, surgida no oriente Monte Carmelo) à época dos cruzados e uma das mais importantes da Igreja, da qual o Bispo de Iguatu, dom João da Costa é membro. Essa Ordem prima pela devoção a Nossa Senhora do Carmo.
Essa antiga Ordem foi a responsável, em conjunto com outras denominações católicas, pela Evangelização do Nordeste no tempo do Brasil Colônia e uma das primeiras a aportar no Brasil. Possivelmente aclimatar-se-á à cultura icoense e a sua tradicionalidade.
De alguma forma, mesmo indireta, Icó será dirigido religiosamente pelos religiosos que estão em Olinda, deste o século XVII, Goiana/PE, Recife, da Paraíba de onde provinham grande parte dos antigos colonizadores da Cidade.
* Texto escrito por Washington Luiz Luiz Peixoto Vieira - Blog Opinium
1 comentários :
Peço corrigir:
Exclaustração, cujo termo técnico é Excardinação, por tratar-se de clérigo "incardinado" em Instituto de Vida Consagrada (Art. 265 ao do Código de Direito Canônico).
Postar um comentário