
A banda Forró de Rocha, que vem de Aurora, no Cariri cearense, mantém o tradicional forró pé-de-serra com um pouco da modernidade, mas sem sair das conhecidas e consagradas músicas que vão do litoral ao sertão do Nordeste.
À frente, levando um repertório de diversos artistas consagrados como Jorge de Altinho, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e outros, estão Lula (voz), Mykeias (voz), Sisa Mara (voz), Alcione (sanfona), Zé Moreno (zabumba), Wagner Layb (baixo) e Valmir (guitarra).
A música de raiz do forró é mantida com o som da tríade de instrumentos (sanfona, zabumba e triângulo) como protagonistas e, ao juntar estes elementos, o Forró de Rocha leva "uma pedrada de sucesso", como eles mesmo afirmam nas canções. O conjunto está presente no Palco MP3, local das músicas independentes, onde a divulgação é livre e sem custo.
AURORA - O município teve início com a chegada das entradas no interior nordestino, com a notícia de ouro em abundância. Na localidade e proximidades, habitavam as margens do Rio Salgado diversa etnias índigenas, entre elas os Kariri e os Guariú.
A partir das bandeiras nos sertões, a doação de sesmarias deu origens aos lugarejos, vilas, sítios e fazendas. Uma dessas propriedades rurais era a Fazenda Logradouro ou Sítio Venda ou na Venda do Rio Salgado, do Coronel Antônio Lopes de Andrade (primeiro Comandante do Corpo de Cavalaria da Vila Real do Crato) e sua consorte Arcângela Maria, foi adquirida, no último quartel do século XIX, pelo Padre Leite de Oliveira.
No seu Sitio da Venda, o Padre Leite de Oliveira manteve uma casa-de-oração ou Oratório, onde celebrava-se cerimonias religiosas. Em torno do Oratório da Venda ou Capela do Menino Deus da Fazenda Logradouro, se nucleou e se desenvolveu a cidade de Aurora, que pertenceu à jurisdição de Lavras da Mangabeira, até 1813, quando se erigiu em freguesia autônoma.
A partir da expansão da pecuária cearense, Aurora tornou-se um núcleo urbano e entreposto comercial, entre o Cariri e os Inhamuns. A fundação da cidade ocorreu em 1883. Atualmente, o município possui 25.113 habitantes (IBGE - 2009) e detém de quatro distritos: Aurora(sede), Ingazeiras, Santa Vitória e Tipi.
MÚSICA - Ouça algumas das músicas do Forró de Rocha -
FORRÓ DE ROCHA - CABOCLO SONHADOR
FORRÓ DE ROCHA - PRINCÍPIO, MEIO E FIM
FORRÓ DE ROCHA - DESTÁ
0 comentários :
Postar um comentário