Sobre o resultado da última pesquisa Vox Populi *

À medida que transcorre o tempo, a realidade espelha mais nitidamente aquilo que já era esperado e parece irreversível do ponto de vista da vontade majoritária do eleitor.

A vantagem de Dilma sobre Serra se cristaliza e dificilmente o candidato da oposição conseguirá deter o crescimento contínuo, progressivo e consistente da candidata do planalto quando ainda nem começou pra valer a campanha eleitoral e Lula não pôde pedir abertamente votos para Dilma, nem mostrá-la como sua candidata que dará sequência as ações de seu governo.

Algo terrível para Serra é imaginar que os apelos de Lula em favor de Dilma será como furacão que levará as eleições a um momento decisivo com perspectivas de desfecho logo no primeiro turno, como chegou a admitir o próprio Montenegro, presidente do Ibope, embora dizendo que poderia tanto ser decidida em favor de Serra como de Dilma.

A julgar pela leitura das pesquisas que geralmente a grande imprensa não faz, é pouco provável que seja a favor de Serra. A leitura mostra que 44% dos entrevistados não conhecem Dilma ou a conhecem só de nome.

Quando começar o horário eleitoral e todos ficarem sabendo que ela é a candidata de Lula e o presidente começar a pedir votos vai ser difícil, dificílimo uma reviravolta que garanta vitória a José Serra. Aliás, se não fosse o enorme apoio midiático que Serra tem há muito a vitória da candidata governista estaria sacramentada. No entanto, em que pese este apoio tudo indica iminente derrota da oposição.

Parece que as promessas dos donos da mídia feitas a José Serra foi um conto de Sereia e Serra calculou mau ao trocar uma vitória mais do que certa em São Paulo por uma aventura eleitoral que sepultará definitivamente suas futuras pretensões políticas, considerando que Aécio Neves ao lado de Geraldo Alckmin assumirá a posição de líder da oposição permitindo buscar uma candidatura presidencial em 2014, reduzindo os espaços de Serra a condição de liderança regional sob o peso de Alckmin.

Não é sem razão que uma das estratégia de campanha de Serra é mirar um eventual terceiro turno no tapetão da justiça, em que ministros do TSE seriam protagonistas de uma farsa.

O blog de Brizola Neto ( o www.tijolaco.com) traz a informação veiculada no Estadão que repórteres deste jornal teriam ouvido ministros do TSE afirmarem que as representações do PSDB que alegam campanha extemporânea de Dilma, poderiam servir mais tarde aos propósitos da oposição em uma eventual arguição de inelegibilidade da candidatura a presidente da ex-ministra chefe da casa civil.

Claro que nada está decidido ainda e não se pode desprezar o poder de fogo da velha mídia aliada de Serra. Escândalos antigos serão requentados. O passado de Dilma minuciosamente escrutinado.

Aquela coisa de terrorista, guerrilheira e assaltante de banco, traidora de companheiros e mentirosa, aparecerão com força redobrada. Não tombarão em silêncio. Estarão sempre em busca da última cartada, dobrando apostas ao invés de admitirem a derrota.

Vai ser um festival de baixaria que afastará o eleitor que busca inteirar-se das biografias dos candidatos com vistas a fazer sua escolha, do debate político, o que é péssimo para o amadurecimento de nossa jovem democracia. Tomara que esteja errado. A conferir.


________________
* Texto escrito e enviado por Kid Jansen de Alencar Moreira Jansen
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :