O passado ainda retorna para beneficiar a esta cidade, mesmo que boa parte dos icoenses nem lembrem mais. Em matéria publicada na sexta (26) pelo Diário do Nordeste, no caderno Regional, a cidade apareceu, juntamente com Sobral, como um dos municípios beneficiados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como município piloto.O fato já tinha sido adiantado pelo governador Cid Gomes em seu twitter, a respeito das fiações que serão subterrâneas nos sítios históricos das respectivas cidades históricas. Na matéria, há a explicação de que o Icó superou demais cidades históricas, tais como Aracati, Barbalha, Fortaleza, Quixadá e Viçosa.
Uma vitória. Grande vitória a esta cidade-monumento cujos filhos icoenses não sabem o que representa a decisão. O projeto de substituição da rede elétrica e de telefonia em Icó é um dos poucos reflexos do passado no presente e faz parte do Plano de Ação das Cidades Históricas. E tem gente que ainda diz de nada serve a história...
OBRAS - A previsão é de que, ainda este ano, as obras sejam executadas. De acordo com informações divulgadas no periódico, a seleção foi feita por equipe do órgão, após análise das informações encaminhadas pelos municípios. A afirmação é da chefe do setor de divisão técnica do Iphan, Luciene Vieira Lobo.
Atualmente, o projeto se encontram em negociação para a devida instação dos cabos no subterrâneo. Este trabalho é inédito no Estado e é feito em conjunto entre Iphan, o Estado e os municípios.
Confira as áreas atingidas:
>> Largo do Thebérge
>> Rua Ilídio Sampaio
>> Rua General Piragibe até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Confira as áreas atingidas:
>> Largo do Thebérge
>> Rua Ilídio Sampaio
>> Rua General Piragibe até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A contrapartida da prefeitura ficará com a reconstrução das calçadas, devido aos os cabos que deverão estar embutidos sob o passeio público. De recursos serão repassados R$ R$ 4 milhões, de acordo com a secretária de Cultura de Icó, Jequélia Alcântara, na matéria. A matéria é assinada pelo repórter Honório Barbosa.
0 comentários :
Postar um comentário