
Para março, abril e maio de 2010 a maior probabilidade no Ceará é de chuvas abaixo da média (45%). A previsão ainda aponta que há 35% de chanes de precipitações em torno da média e 20% acima.
O mais novo prognóstico é resultado da reunião de Reunião de Avaliação Climática para o Nordeste, que aconteceu em Natal (RN), nos últimos dias 18 e 19. Nesse encontro, estiveram presentes técnicos dos centros meteorológicos dos estados nordestinos e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
EL NIÑO - O 'vilão' da previsão de chuvas abaixo da média histórica no Estado continua sendo o fenômeno El Niño. O que acontece é que a superfície do Oceano Pacífico equatorial ainda está com temperatura maior que o normal, o que caracteriza o fenômeno.
Porém, mesmo com a previsão, segundo gerente do departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, garante que não significa que não choverá. Havendo até, relata ele, chuvas fortes em algumas cidades, mas, em todo o Estado, durante os meses de março, abril e maio, a tendência é de precipitação abaixo da média.
0 comentários :
Postar um comentário