Icó lança Cartilhas sobre história do município (Jornal Folha do Salgado)

Em convênio celebrando entre Programa Monumenta do Ministério da Cultura, Senac, Fecomércio e Prefeitura de Icó, foi realizado o lançamento, na noite de segunda feira, 27, no Teatro da Ribeira dos Icós, de duas Cartilhas com direcionamento pedagógico, intituladas: Icó, História, Cultura e Tradição e Educação Patrimonial em Icó: conceitos e diretrizes.

A construção das cartilhas nasceu como resultado do projeto Conhecer para Preservar, patrocinado pelo Programa Monumenta, visando dotar o município de instrumentos pedagógicos que possam ser usados em sala de aula por professores da rede pública para elevar o conhecimento dos estudantes sobre o patrimônio histórico da cidade e sua necessidade de preservação.

Vinte professores da rede pública participaram do projeto e se transformaram em estudantes para a aprendizagem e capacitação, tendo participação ativa na elaboração dos instrumentos pedagógicos.

Com a publicação das cartilhas o município poderá cumprir Lei Municipal de 001/2003 em que torna obrigatório o ensino da história do Icó na rede municipal de educação, até agora não implantada por falta de material didático que possa apoiar a nova disciplina que deverá fazer parte do currículo escolar.

Com este projeto continuam as ações do Programa Monumenta em Icó. Em 2000 Icó foi selecionado para receber recursos do Programa e recuperar parte do centro histórico. O teatro da Ribeira dos Icós, a Casa de Câmara e Cadeia, o Sobrado do Canela Preta e a Praça do Largo do Théberge foram restaurados com recursos do programa e participação do governo estadual e prefeitura do município.

Esta nova iniciativa além de ter finalidade educativa, busca também criar nova mentalidade da população sobre a importância da história e da preservação dos imóveis tombados. Em noite elegante do Teatro, com bom cerimonial realizado pelo SESC Iguatu, depois dos discursos dos integrantes da mesa foram entregues os diplomas e exemplares das cartilhas para os professores capacitados.

O deputado Neto Nunes elogiou a iniciativa e disse que é correto que os alunos comecem aprendendo a história do seu município para depois conhecerem o mundo. “É muito boa esta realidade de continuidade das ações municipais. No meu governo comecei o Programa Monumenta que teve continuidade no governo do Dr. Cardoso Mota e agora Marcos Nunes está começando uma nova fase do projeto. Isto é muito bom para o município e a população ganha os resultados”.

A secretária de cultura Jequélia Alcântara, registrou seu contentamento com o acontecimento e aproveitou para anunciar novos investimentos que serão realizados pelo Programa Monumenta em Icó. “Estou feliz em ver o resultado deste projeto e espero que ele se concretize ainda mais nas salas de aula com a aprendizagem dos alunos. Aproveito para dizer que o prefeito assinou protocolo de intenção, junto ao Programa Monumenta, para novos investimentos em Icó. Muita coisa boa virá em seguida”.

O prefeito Marcos Nunes encerrou a solenidade falando dos passos que está dando para conseguir investimentos e novas melhorias para a cidade. “Vamos realizar muitas coisas boas para melhorar a vida da população icoense. Tanto através do Programa Monumenta como por outros ministérios estamos com muitos recursos para serem liberados. Vamos mudar completamente a vida urbana do Icó e para isto espero contar com o apoio de todos os icoenses”.
______________________________
* Matéria escrita por Getúlio Oliveira.

Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :