Foi com alegria que a comunidade Católica de Icó recebeu a primeira visita do Bispo Diocesano Dom Frei João José da Costa, 50 anos, natural de Lagarto, (SE), da Ordem das Carmelitas, que assumiu a Diocese de Iguatu em abril deste ano.
Uma curiosidade sobre a Diocese é que, criada em 1962, D. Frei João José é o terceiro Bispo, enquanto os dois antecessores, D. Mauro Ramalho e D. José Doth, permanecem servindo a igreja.
Uma curiosidade sobre a Diocese é que, criada em 1962, D. Frei João José é o terceiro Bispo, enquanto os dois antecessores, D. Mauro Ramalho e D. José Doth, permanecem servindo a igreja.
Dom Mauro, hoje Bispo emérito, assumiu em 1962 e ficou até 2000, quando saiu para dar lugar a D. José Doth, que se afastou em fevereiro deste ano por problemas de saúde.
A visita de Dom Frei João José era muito esperada por todos os católicos, principalmente pela ansiedade de que fossem pacificadas as divergências que se tornaram públicas entre o Padre Manuel Bonfim, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação e o padre José Edvanilson de Sousa, vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, contra o Padre José Augusto, que foi vigário das Paróquias por 26 anos e cedeu seu lugar ao Padre Manuel Bonfim.
Atualmente o Padre José Augusto é capelão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, porém, por decisão dos vigários, ficou proibido celebrar missa nas outras igrejas da cidade.
A questão se acirrou e se tornou pública durante a realização da festa em comemoração ao Senhor do Bonfim de 2008, quando Padre José Augusto não foi convidado para participar do novenário que ele dirigiu por 26 anos.
Alguns católicos protestaram e o debate sobre o assunto aconteceu publicamente. “O que mais me angustia é não poder celebrar na igreja de São José, que eu fiz todos os esforços junto à comunidade católica para construir e colocar em funcionamento”, disse Pe. José Augusto.
Dom João José foi comedido ao falar sobre o assunto e disse apenas que esta questão está pacificada e os padres continuam servindo à igreja sem divergências.
“Padre José Augusto é servidor da Diocese de Iguatu. Continuará sendo capelão da Igreja do Monte, mas poderá celebrar em qualquer igreja da cidade. Não há qualquer proibição. O Bispo, os padres e o povo católico continuarão caminhando juntos e unidos a Deus”, disse o Bispo.
A chegada do Bispo foi festiva com a recepção sendo realizada no santuário do Senhor do Bonfim.
Durante os dois dias da visita o Bispo celebrou missas, inclusive na igreja do Monte, reuniu-se com representações dos grupos das pastorais e surpreendeu a todos com as visitas realizadas ao hospital regional, Nossa Senhora de Lourdes e também ao presídio improvisado da cidade.
No regional, acompanhado pelo prefeito Marcos Nunes e pelo vice Charles Peixoto, fez questão de visitar ambulatórios e quartos de todos os internados. Conversou, abençoou e rezou em todos os aposentos. Na despedida abençoou a equipe comandada pelo médico Dr. Cardoso Mota, também presente, e recebeu os agradecimentos do prefeito Marcos Nunes.
“A visita do Bispo é uma bênção para todos nós. Espero que os funcionários deste hospital sejam mais humildes no atendimento aos doentes.
A partir desta visita todos deveremos mudar, inclusive eu mesmo já me sinto diferente. Ao Bispo Dom João, nosso muito obrigado”, disse o prefeito.
No hospital Nossa Senhora de Lourdes foi recebido pelo médico Dr. Quilon Peixoto, visitou grávidas e abençoou as instalações da Casa de Saúde. Depois foi ao presídio onde foi recebido pela pastoral carcerária e ficou chocado com a situação da Casa de Detenção do município.
Fossas e esgotos estourados, mau cheiro, selas apertadas e superlotadas, completa falta de higiene e de condições de permanência. “Isto é uma desumanidade. Vou interferir na resolução desta situação degradante em que os nossos irmãos sofredores estão submetidos”. Informado sobre a existência de um novo presídio, já concluído, foi enfático.
“Ou se inaugura logo este novo presídio ou se fará completa reforma neste aqui. Mas assim não poderá permanecer”.
Policiais, agentes penitenciários e a pastoral carcerária agradeceram a visita e receberam uma bênção pelo trabalho que estão realizando.
Dois dias de visita serviram para animar os católicos icoenses e deixaram na comunidade boa impressão sobre o Bispo e sua linha de atuação.
__________________________* Texto escrito e enviado por/ fotos de Getúlio Oliveira
0 comentários :
Postar um comentário