Para debater o Sistema Único de Saúde - SUS e fortalecer o conselho municipal de saúde da região, representantes dos sete municípios que compõem a região vale do salgado estiveram reunidos no último dia 19 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Icó, sob a coordenação da Dra. Luciana Barreto, coordenadora da Micro Região de Saúde Regional e com a participação do Dr. Alci Pinheiro, presidente do Conselho estadual de Saúde do Ceará – CESAU.
Durante a reunião também houve a eleição de novos membros que compõem a Comissão Permanente do Fórum Microregional de Conselheiros de Saúde da l7ª CRES/Icó.
O comparecimento foi considerado satisfatório, principalmente com a presença da prefeita de Orós, D. Fátima, do prefeito de Umari, Fransquim Alexandre, do
vice-prefeito de Icó, Charles Peixoto e de representantes das prefeituras de Ipaumirim, Baixio, Lavras da Mangabeira e Cedro.“Foi uma boa reunião em que foram discutidos assuntos de extrema importância para a melhoria da saúde pública na região”, disse Dra. Luciana Barreto.
As principais palestras aconteceram sobre o controle Social nos vinte anos do SUS realizada pela Dra. Luciana Barreto e o papel do Conselho municipal no contexto regional, tendo como palestrante o Dr. Alci Pinheiro das Chagas, presidente do CESAU.
Segundo a palestrante o SUS em seus vinte anos se constitui como maior plano de saúde do mundo e começa a atingir a maioridade. “O SUS é uma conquista do povo e deverá ser defendido por ele. Quanto mais as pessoas se informarem sobre o SUS maior será a condição de se utilizar bem do sistema e zelar para que Le prospere e continue atendendo aos anseios da sociedade brasileira”, disse Luciana.
Sobre o conselho regional o Dr. Alci Pinheiro disse que tem muita liberdade para falar sobre o assunto tendo em vista sua experiência como filho de agricultor sem terra, trabalhador, médico, secretário de saúde e prefeito de seu município por três vezes. “A saúde pública é um direito do cidadão e dever do estado. É preciso que cada um tenha consciência de sua participação no sistema.
O conselho é um espaço democrático para aproximar os conselheiros das ações de saúde. O povo precisa ser atendido em suas necessidades de saúde, quando o município foge desta obrigação está contrariando a Lei em prejuízo da cidadania”, disse o presidente. Complementando disse ainda.
“Saúde é um direito não é favor. Consulta, exame, internamento, cirurgia, transplante e tudo que é necessário para o pronto restabelecimento da saúde do povo é direito, nada disto é favor. Porém para entender isto e cobrar, é preciso ter
_________________________________
* Texto escrito por Getúlio Oliveira e Wilton Menezes e enviado por Getúlio Oliveira (editor-chefe do Jornal Notícias do Vale)
0 comentários :
Postar um comentário