
Esta reunião foi matéria do caderno "Regional", do Jornal Diário do Nordeste. Veja abaixo:
" RECURSOS HÍDRICOS - Poluição do Salgado é tema de debate
Discutir um plano de ação para reduzir o impacto da poluição nos rios Jaguaribe e Salgado, provocada pelo despejo diário de esgotos residenciais e industriais por dezenas de cidades e localidades rurais nas duas bacias hidrográficas. Esse foi o objetivo de audiência pública conjunta das comissões de Agropecuária, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Saúde da Assembleia Legislativa, realizada, no auditório do Teatro da Ribeira dos Icós.
O deputado estadual Neto Nunes, presidente da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos mostrou-se preocupado com a situação atual em que se encontram os rios Jaguaribe e Salgado. “O quadro de poluição é elevado e esses dois reservatórios vão receber as águas da transposição do Rio São Francisco”, observou Nunes. “Daí a nossa preocupação em debater ações concretas para reduzir o impacto de agressão ao meio ambiente”.
A maioria dos municípios localizados nas margens dos rios Salgado e Jaguaribe não tem sistema de saneamento básico. Os dejetos são jogados diretamente no leito dessas duas bacias hidrográficas. “Essa realidade nos causa preocupação”, frisou o presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Francisco José Coelho Teixeira. “É preciso conservar, preservar e recuperar essas bacias hidrográficas, que sofrem desmatamento, assoreamento e depósito de lixo e de agrotóxicos”, denunciou.
A Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa pretende realizar uma série de audiências públicas em municípios localizados às margens dos rios Salgado e Jaguaribe. “Ao final dos encontros vamos elaborar um documento e definir ações concretas para solucionar o problema”, observou Nunes.
São 23 municípios que estão nas margens desses dois rios. Os participantes do evento defenderam a realização de um pacto entre poder público e sociedade em favor da preservação do meio ambiente. Os deputados destacaram a necessidade de projetos de saneamento para as cidades e de liberação de recursos para implantar o saneamento básico.
Mais informações:
Assembléia Legislativa do Ceará
(85) 3277.2500 "
0 comentários :
Postar um comentário