História: Aprovado projeto no Senado. Brigadeiro Sampaio, que lutou em Icó, deve entrar para o Livro dos Heróis da Pátria

Foi aprovado nesta quarta-feira (01), o projeto de lei da Câmara que inclui Antônio Sampaio, mais conhecido por Brigadeiro Sampaio, no Livro dos Heróis da Pátria. Este livro se encontra depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (Projeto de Lei Complementar 19/08 ou Projeto de Lei 7.282/06, na Casa de origem).

A autoria deste projeto partiu do deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), e teve como relator, inicialmente, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), passando ao relator ad hoc o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

HOMENAGEM AO BRIGADEIRO CEARENSE - O patrono da Arma de Infantaria, brigadeiro Antônio de Sampaio, como herói da Batalha de Tuiuti, na guerra da Tríplice Aliança, é cearense. Ele Nasceu no dia 24 de maio de 1810, na Fazenda Vitor, distante 22 km de Tamboril, nos Inhamuns.

Revelou seu interesse na carreira militar, galgando postos por merecimento e bravura: Foi alferes, em 1836; primeiro tenente em 1839; capitão, em 1843; major, em 1852; tenente coronel, em 1855; coronel em 1861; general em 1864; e brigadeiro, em 1865.

ICÓ - Como não poderia deixar de demonstrar a importãncia política do Icó de antigamente, trazemos a prova do trabalho deste brigadeiro nesta cidade, que movimentava muito e sempre foi motivo de preocupação na época do Período Regencial e do Segundo Reinado.

Entre as campanhas militares realizadas pelo brigadeiro Sampaio, destaca-se o Encontro de Icó, na então Província do Ceará, em 1832; a cidade, na sua efervecência política e econômica recebeu a visita deste brigadeiro, que também participou de diversos levantes, como a Cabanagem (PA), em 1836; Balaiada (MA), em 1838; Guerra dos Farrapos (RS), em 1844-45; e a Revolução Praieira (PE), em 1849-50;  além de outros.

Segundo informações da Agência Senado, Sampaio foi condecorado por seis vezes, no período de 1852 a 1865, por Dom Pedro II, então imperador do Brasil. Também foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército brasileiro, em 1940, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :