Convocados pela Federação das Associações, através de seu presidente Vilmar Félix, agricultores e representantes sindicais se reuniram no salão paroquial na última segunda feira, dia 13, quando trataram de assuntos diversos ligados à agricultura familiar e também sobre a possibilidade de Icó sediar a Primeira Feira da Agricultura Familiar da região Vale do Salgado. O governo do Estado mandou seu representante o Sr. Marcílio Carlos que prestou diversos esclarecimentos sobre o pensamento governamental a cerca do relacionamento com o homem do campo.
Segundo Marcílio, o governador Cid Gomes não está satisfeito com as ações ligadas ao campo colocadas no PPA – Programa Plurianual, que sensibiliza e orienta o orçamento estadual e deseja que haja mobilização para que novas ações sejam incluídas, inclusive nas verbas que são de exclusiva competência do executivo.
“Neste sentido deverão ser estimuladas ações como esta para que sejam eleitas prioridades na visão da comunidade rural e que estas prioridades possam ser atendidas pelo governo”, disse Marcílio Costa. Colocadas em discussão duas ações foram consideradas prioritárias e emergenciais: saúde e agricultura.
“Ficamos satisfeitos com as indicações que saíram desta assembleia. Saúde e agricultura são essenciais e o homem do campo tem vivido no abandono e precisar ser melhor assistido pelo governo do estado. O governador Cid Gomes está decidido em mudar completamente as ações e beneficiar aqueles que trabalham e sustentam suas famílias da agricultura familiar.

Este será um grande avanço do estado e a comunidade rural será, finalmente, reconhecida”, disse Costa. O presidente da Federação das Associações, Vilmar Félix, que presidiu o encontro, disse que chega em boa hora a decisão do governo estadual em olhar os agricultores de forma mais humanizada.
“Nenhuma classe trabalhadora é mais sofrida que o trabalhador rural. Seu sofrimento é permanente, pois convive sempre com as incertezas. O governador Cid Gomes está orientando bem o governo para olhar para a agricultura familiar e isto já está mais que atrasado. Porém sempre será bom ser lembrado”, disse Félix.
A Primeira Feira de Agricultura Familiar dará a oportunidade para que os trabalhadores rurais possam expor suas atividades e seus produtos. Esta exposição, certamente, irá chamar a atenção dos órgãos municipais, estaduais e federais, para melhor assistência seja dada ao trabalhador do campo.
________________
* Reportagem de Getúlio Oliveira e Wilton Menezes (Jornal Notícias do Vale - Edição 188)
0 comentários :
Postar um comentário