Cheia do Rio Salgado em Icó é destaque no Diário do Nordeste

As fortes chuvas que continuam caindo no Cariri fizeram o Rio Salgado ganham força nas últimas semanas e subir de nível, agora de uma margem a outra de sua extensão.

O espetáculo das águas pode ser vista na Ponte Piquet Carneiro, pelos populares. Uma situação de risco abordado na matéria é a insistência de jovens que pulam das colunas da Ponte para o Rio, um perigo à vida.
Confira, abaixo, a matéria:

" CENTRO-SUL - Chuvas no Cariri causam cheia do Rio Salgado

As últimas chuvas caídas na região do Cariri provocaram a cheia do Rio Salgado, que é um dos principais afluentes do Açude Castanhão. As águas transformaram a paisagem do sertão, que na maioria dos meses permanece árido e seco.

A vegetação agora está verde e a lavoura de milho e feijão assegurada. A elevação do nível das águas, nesta cidade, atrai moradores e jovens que enfrentam o desafio de saltar do arco da Ponte Piquet Carneiro, numa altura de 12 metros.

Desde o fim de semana passado é intenso o fluxo de moradores no entorno da Ponte Piquet Carneiro, na CE-282, que dá acesso à cidade. Por enquanto, não há risco de alagamento de bairros, mas a preocupação continua no Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos, nas agrovilas Gama, GH, Pedrinhas, NH2 e NH3, onde vivem cerca de 300 famílias.

O Conjunto Pedrinhas, durante a cheia do ano passado, sofreu inundação, desalojando dezenas de famílias de suas casas. Fica nas margens do Rio Salgado e o dique de proteção foi rompido, mas apenas recuperado parcialmente pelo Dnocs.

Alguns moradores permanecem assustados e temem nova inundação. Diariamente, eles acompanham o nível das águas do Rio Salgado. O coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Fernando Nascimento, disse que os técnicos monitoram todos os dias a situação nas áreas de risco.

“Foi feito, em fevereiro passado, um serviço de recuperação dos diques, mesmo que parcial, e isso nos dá maior segurança”, explicou. “Ainda não tivemos uma cheia muito grande, mas estamos monitorando o nível do rio e os pontos mais críticos”.

O serviço de recuperação dos diques continuará após as chuvas. De acordo com o coordenador da Comdec, a Prefeitura está com um plano para o pronto atendimento de possíveis vítimas de enchente. Sobre a inundação ocorrida no bairro Josefa Campos, conhecido por Populares do Senhor Batista, na semana passada, Nascimento esclareceu que houve distribuição de cestas básicas e assistência médica para as famílias atingidas.

“O alagamento foi provocado porque um açude arrombou e provocou o transbordamento de outro reservatório, além de uma forte chuva e do bloqueio do canal de drenagem com lixo e plantio de capineira”, disse. “O município já fez a limpeza da área”. A cheia do Salgado em Icó atrai centenas de moradores também.

PONTE PIQUET CARNEIRO -  Um dos locais mais escolhidos pela população é o entorno da Ponte Piquet Carneiro, na CE-282. A área é privilegiada. Permite uma visão ampla das duas margens. O espetáculo da força da correnteza das águas é um atrativo. Alia-se à natureza, o desafio de dezenas de jovens que saltam do arco da ponte sobre uma altura de 12m.

Os mais experientes e corajosos pulam de ponta-cabeça e outros dão cambalhotas. Os pulos são seguidos e os adolescentes parecem não se cansar porque, após cair na água, retornam para as arcadas da ponte para um novo e desafiador salto. “Aprendi a nadar aqui mesmo no rio”, conta o estudante Ricardo Freitas. “Quando o rio está muito cheio é melhor de pular”. Ele conta que por dia dá mais de 20 saltos.

O estudante Carlos Souza acompanha o colega no desafio. “Para quem sabe nadar, não tem perigo, mas é preciso ter coragem”. A população que assiste aos seguidos saltos aplaude e vibra naqueles mais altos e desafiadores.

Os vendedores de milho verde cozido e assado, tapioca, pipoca, doces e confeitos aproveitam a ocasião para ampliar os negócios. Segundo o ambulante Francisco Pereira, as vendas aumentaram três vezes mais neste fim de semana. “Quando o rio enche, os negócios melhoram aqui porque atrai muita gente”, disse. O movimento é intenso no entorno da ponte. Quem passa de carro também pára e dá uma olhada rápida na cheia do rio. 

Mais informações:

Secretaria de Ação Social de Icó
(88) 3561.1033

HONÓRIO BARBOSA
Repórter "

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :