Uma novidade que poderá alterar o sistema de estudo dos vestibulandos e consequentes resultados futuros. Esta situação está em avaliação pelo MEC (Ministério da Educação), que proporá aos reitores das universidades federais que o vestibular seja substituído por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta novidade modificaria o sistema, no qual o estudante faria, em qualquer Estado, teste com validade nacional e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida. A situação é semelhante à forma de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nos dias de hoje, e há algum tempo, cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes.
MUDANÇAS NO ENEM - O Enem seria modificado. De um total de 30 questões objetivas e redação, passaria a ter questões dissertativas e objetivas, além de uma parte específica, como, por exemplo, candidatos de Medicina a área como ciências. Em alguns cursos, haveria a segunda fase.
As propostas do MEC, segundo o site UOL Educação e Jornal O Estado de São Paulo, estariam semelhante ao que ocorre nos Estados Unidos, onde cada universidade determina a quantidade de pontos no teste, chamado Scholastic Assessment Test (SAT).
Esse teste serve para que o candidato possa ter chances de ingressar na instituição. O exame é nacional e cobra inglês, matemática e redação. Com a pontuação mínima, o candidato passa por entrevista e envio de currículo.
0 comentários :
Postar um comentário