1969 – HÁ 40 ANOS - FESTA DE RÉVEILLON NO CABANA CLUBE ACABA EM TRAGÉDIA*

Todos os anos era comemorado no Icó a tradicional festa de réveillon, que acontecia no Cabana Clube na noite do dia 1°, logo após as festividades em aclamação ao Sr. do Bonfim. Todavia, a festa do ano de 1969, marcada pelas desavenças políticas e pessoais entre a família Campos Monteiro e a família Nogueira Fernandes, terminaria de forma trágica.

A festa transcorria normalmente quando por volta de duas horas da manhã, José Walfrido Monteiro (1929 – 1983), presidente do Cabana Clube na época, procura o farmacêutico Eduardo Peixoto de Medeiros para solicitar ao ex-prefeito Dr. Newton Nogueira Fernandes (1915 – 1975) a retirada do seu irmão da festa, Marcelo Nogueira Fernandes, em virtude do mesmo não ser sócio do Cabana e a festa ser privativa a associados.

Dr. Newton responde que o seu irmão era sócio fundador do Cabana, só estava com suas mensalidades atrasadas e que Marcelo ia continuar na festa. Eduardo prevendo o que poderia acontecer, vai falar com o próprio Marcelo Fernandes e o mesmo afirma que só saia se a diretoria determinasse.

José Walfrido mandou parar a orquestra e no microfone, solicitou a retirada de Marcelo do recinto, sob alegativa de que Marcelo não era sócio e estava em débito com a instituição há 10 anos.

Citou que em 16 de dezembro de 1968 Marcelo agrediu a tiros de revólver o Sr. Francisco Rodrigues Tavares, conhecido como “Timbeira” e por não ser associado e estar sendo processado por lesões corporais ordenou que Marcelo se retirasse da festa.

No mesmo instante, que José Walfrido falava aos presentes, Aldo Marcozzi Monteiro, vereador na época, já prevendo o pior, foi à casa do delegado Paulo Maria e fez o relato do que estava acontecendo no Cabana.

Imediatamente o delegado dirigiu-se ao clube com vários soldados armados. Quando lá chegou a tragédia já tinha ocorrido. Restava apenas mesas e cadeiras viradas, copos e garrafas quebrados, colunas e paredes marcadas por projéteis de arma de fogo, inúmeros feridos e um morto.

Na confusão morreu o agente estatístico Jairo Nogueira Fernandes (1930 – 1969), irmão de Dr.Newton, e saíram feridos Osmar Peixoto, Juarez Saraiva, Fátima Mororó, José Mauricio Maciel Olimpio, Ozanan Campos Monteiro, José Tarcísio Monteiro e José Walfrido, filhos do prefeito na época Walfrido Monteiro Sobrinho (1898 – 1987).

Na época foi aberto inquérito para apurar os fatos, mas os participantes da festa preferiram optar pela lei do silêncio e nunca se soube quem matou Jairo Nogueira Fernandes.

_________________________
* TEXTO DE PAULO HENRIQUE AMANCIO AMORIM - FONTE: CORREIO DO CEARÁ, 03 DE JANEIRO DE 1969.

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :